Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo restrito tem crescimento real de 2% em 2017

Redação de Redação
14 de fevereiro de 2018
no Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A PMC (Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que em 2017, o varejo teve crescimento real de 2,0%, primeiro resultado positivo após dois anos de retração. Em 2015 e 2016, as vendas sofreram quedas de, respectivamente, 4,3% e 6,2%. As análises dos dados foram realizadas pela GS&Inteligência.

O melhor resultado ficou com móveis e eletrodomésticos, que tiveram um crescimento real de 9,5%. O pior desempenho ficou com a atividade livros, jornais, revista e papelaria, que sofreu um recuo de 4,2% em suas vendas anuais.

Na comparação dezembro de 2017 contra dezembro de 2016, a PMC apontou crescimento real no varejo restrito de 3,3%.

Na comparação com o “mês corrente versus mês anterior”, o indicador do IBGE encerrou com variação negativa de -1,0%, já descontada a inflação, valendo ressaltar a influência das vendas maiores em novembro devido ao Black Friday.

As vendas do “varejo ampliado”, (classificação que adiciona ao varejo restrito o atacado e varejo de materiais de construção, veículos, motos, partes e peças), sofreram em dezembro na comparação anual, crescimento real de 6,4%.

Das dez atividades monitoradas pelo IBGE, seis tiveram resultados positivos na comparação anual. Destaque novamente para a atividade móveis e eletrodomésticos, que teve, novamente, o maior crescimento em dezembro de 2017 na comparação anual, dentre os outros segmentos, fechando em 8,2%. O aumento de vendas por subcategoria em dezembro foi de 8,6% na linha de Eletrodomésticos e de 5,3% em Móveis.

O resultado positivo está associado à redução da base de comparação em 2016, da queda de preços nos produtos eletrônicos e móveis (IPCA acumulado de 12 meses de dezembro de 2017 para produtos eletrônicos é de -4,2% e de móveis -0,15%) e da queda das taxas de juros para as pessoas físicas. Segundo o Banco Central, a taxa média de juros no crédito às famílias saiu de 41,5% em dezembro de 2016 para 31,9% em dezembro de 2017.

A atividade artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria, fechou com crescimento real de 7,1% o mês de dezembro de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É o sétimo crescimento consecutivo, recuperando-se de um começo de ano ruim que foi comprometido principalmente pela elevação dos preços dos produtos. A variação acumulada no ano fechou em 2,5%.

O setor de tecidos, vestuários e calçados, novamente obteve resultado positivo. No acumulado do ano de 2017, as vendas reais cresceram 7,6%, sendo assim o segundo segmento que mais cresceu no acumulado do ano, perdendo somente para móveis e eletrodomésticos.

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, apontou alta de 4,5% na comparação de dezembro de 2017 com dezembro de 2016. O desempenho desta atividade vem sendo beneficiado pelo crescimento da massa de rendimento real habitualmente recebida e pela deflação do preço dos alimentos em domicílio.

Os indicadores de emprego, renda, inflação e índice de confiança possuem forte correlação com o consumo e estão fortemente ligados aos dados apresentados.

O desemprego no Brasil atingiu no período acumulado de outubro a dezembro de 2017 a taxa de 11,8%, ou 12,3 milhões de pessoas, 5% a menos do que nos três meses anteriores.

No ano de 2017, a taxa média de desocupação registrada foi de 12,7%, a maior da série histórica do IBGE, que começou em 2012. Nesse período, o desemprego alcançou, em média, 13,23 milhões de pessoas da força do trabalho, o número mais elevado dos últimos cinco anos.

O rendimento médio real habitual (R$ 2.154) no trimestre outubro-novembro-dezembro de 2017 manteve estabilidade frente ao trimestre anterior e, também, em relação ao mesmo trimestre de 2016.

Retração da inflação acumulada em 12 meses, que fechou em dezembro de 2017 em 2,95%, queda de 3,34 pontos percentuais, se compararmos com o fechamento de 2016, quando o indicador estava em 6,29%. Atualmente, temos deflação nos setores de produtos eletrônicos e de alimentação no domicilio.

O indicador de confiança do consumidor fechou janeiro de 2017 em 88,8 pontos, o maior nível desde outubro de 2014 (91,3), ficando 9,5 pontos acima de janeiro do ano anterior.

Postagem anterior

E-commerce de moda Dafiti completa sete anos em 2018

Próxima Postagem

Dia do Consumidor pode ser a Black Friday do primeiro trimestre, prevê Google

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Dia do Consumidor pode ser a Black Friday do primeiro trimestre, prevê Google

Dia do Consumidor pode ser a Black Friday do primeiro trimestre, prevê Google

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile