Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Ikea faz parceria com startup para aprimorar processos de logística reversa

Elisabete Furtado de Elisabete Furtado
13 de dezembro de 2019
no ESG, Logística, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A marca sueca de móveis Ikea firmou parceria com a startup de logística Optoro, a fim de melhorar seus processos de gerenciamento de retornos e logística reversa. O projeto piloto abrangerá dez centros de distribuição da Ikea, 50 lojas de varejo e seu centro de suporte ao cliente nos EUA, com potencial de expansão para outros mercados no futuro.

A plataforma da Optoro usa análise de dados e algoritmos de learning machine para redistribuir o estoque devolvido e em excesso para os melhores locais na rede da varejista. A empresa também pode criar uma visão completa dos processos de logística reversa.

“Estamos em uma missão para nos tornar um negócio circular até 2030”, disse Javier Quiñones, presidente e diretor de sustentabilidade da Ikea Retail EUA. “A solução da Optoro nos permitirá eliminar grande parte dos resíduos criados na cadeia de suprimentos reversa, desde minimizar as emissões de carbono liberadas no transporte de retorno até encontrar as melhores lojas próximas para os itens devolvidos”.

A Ikea prevê que o uso da análise de dados em seu processo de devolução reduzirá o volume de produtos enviados para aterros. “Os varejistas que utilizam as plataformas de otimização de devoluções podem desviar dos aterros mais de 99% dos produtos devolvidos, eliminar desperdícios em até 70% e reduzir as emissões em 51%”, afirmou a startup.

Desviar mercadorias vendáveis ​​de aterros sanitários e voltar aos destinos de varejo não é apenas uma opção mais sustentável, mas também pode servir aos resultados dos varejistas. Um estudo da Arris Retail estima que mais de US$ 369 bilhões em vendas foram perdidas em 2018, devido a devoluções, que também podem aumentar os estoques e os custos da redistribuição e inventário de merchandising.

O valor do investimento da Ikea na última rodada de financiamento da Optoro não foi divulgado. O varejista fez investimentos em uma variedade de empresas de energia alternativa e reciclagem, enquanto trabalha para reduzir o desperdício.

Enquanto a Ikea pilota as soluções de otimização de logística reversa da Optoro, ela também vem trabalhando para tornar suas operações mais sustentáveis. Em uma carta aos funcionários sobre o apoio da empresa ao Acordo Climático de Paris, Quiñones disse que a Ikea planeja fazer entregas domiciliares em Nova York e Los Angeles 100% elétricas até 2020. A marca já opera entregas de última milha totalmente elétricas em Xangai e tem objetivos de expandir o programa para Amsterdã e Paris até 2020.

Com informações do site Retail Dive
* Imagem reprodução

Postagem anterior

O novo jogo no foodservice: experiência ou delivery?

Próxima Postagem

Havaianas inaugura primeira loja conceito com formato Shopper Mission Lab

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado é CSO da Gouvêa Experience, empresa da Gouvêa responsável pela maior comunidade de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Havaianas inaugura primeira loja conceito com formato Shopper Mission Lab

Havaianas inaugura primeira loja conceito com formato Shopper Mission Lab

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile