Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Positivo: lucro líquido soma R$ 28,9 milhões no 3º trimestre, queda de 42,9% em um ano

A empresa afirma que a queda do Ebitda reflete a menor receita comparada com os mesmos períodos do ano anterior

Redação de Redação
13 de novembro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Positivo: lucro líquido soma R$ 28,9 milhões no 3º trimestre, queda de 42,9% em um ano

A Positivo Tecnologia reportou lucro líquido de R$ 28,9 milhões no terceiro trimestre de 2023. O valor representa queda de 42,9% ante igual intervalo de 2022, quando havia sido de R$ 50,5 milhões, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira, 13.

“Lembramos que no terceiro trimestre do ano passado houve ganho de R$ 19 milhões com operação de TRS (total return swap). Sem este efeito, o lucro deste trimestre teria caído apenas 9%, com variação positiva de 0,4 p.p. da margem líquida”, afirma a Positivo.

Entre julho e setembro deste ano, o Ebitda da empresa somou R$ 121,5 milhões, recuo anual de 0,9%. Já a margem Ebitda foi 14,3%, 2,8 ponto porcentual (p.p.) a mais do que no terceiro trimestre de 2022.

A empresa afirma que a queda do Ebitda reflete a menor receita comparada com os mesmos períodos do ano anterior. “Nosso plano prevê forte nível de receita no quarto trimestre, o que poderá contribuir para um Ebitda maior no período”, diz a companhia.

Já a receita líquida da Positivo chegou a R$ 849 milhões no terceiro trimestre de 2023, queda de 20,2% sobre o mesmo período de 2022.

O índice de alavancagem (endividamento líquido / Ebitda LTM) da empresa foi de 1,6 vez ao fim do terceiro trimestre de 2022, com redução de 0,3 vez quando comparado com o mesmo período do ano anterior, beneficiado pela menor dívida líquida.

A Positivo também relata que teve geração de caixa operacional de R$ 105 milhões no trimestre reportado, ajudada pela melhora no capital de giro apesar da sazonalidade desfavorável do período. De janeiro a setembro, a empresa gerou R$ 425 milhões de caixa operacional.

Segmentos de negócio

A unidade de vendas no varejo (Consumer) da companhia encerrou o trimestre com receita bruta de R$ 254 milhões, representando um crescimento de 17% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.

Para a Positivo, o grande destaque do trimestre foi a recuperação dos canais de venda direta online, que cresceram versus o terceiro trimestre de 2022, atingindo quase R$ 30 milhões em faturamento no período.

Enquanto isso, a área corporativa somou receita bruta de R$ 252,7 milhões, 26,3% inferior quando comparado com a base anual. A unidade de Instituições Públicas reportou receita de R$ 196,9 milhões, uma queda relevante de 70,2% quando comparado com o mesmo período em 2022, quando registrou receita de R$ 661,4 milhões. A empresa cita a forte base de comparação que foi o ano de 2022 diante do processo de digitalização no período da pandemia, ambiente eleitoral que motivou antecipação de pedidos de licitações e, também, antecipação de compras antes da entrada em vigor da nova lei de licitações.

Neste terceiro trimestre, a Positivo diz que se deparou com os atrasos nas nomeações de cargos de segundo e terceiro escalão dos órgãos públicos, os quais impactaram os processos de contratações públicas, e consequentemente, adiado a receita para os trimestres subsequentes.

Com informações de Estadão Conteúdo (Júlia Pestana)
Imagem: Reprodução

Postagem anterior

ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio para veículos elétricos

Próxima Postagem

Em parceria com a Neogrid, Mercadinhos São Luiz automatiza envio e recebimento de pedidos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Em parceria com a Neogrid, Mercadinhos São Luiz automatiza o envio e recebimento de pedidos

Em parceria com a Neogrid, Mercadinhos São Luiz automatiza envio e recebimento de pedidos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.