Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Positivo: lucro líquido soma R$ 28,9 milhões no 3º trimestre, queda de 42,9% em um ano

A empresa afirma que a queda do Ebitda reflete a menor receita comparada com os mesmos períodos do ano anterior

Redação de Redação
13 de novembro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Positivo: lucro líquido soma R$ 28,9 milhões no 3º trimestre, queda de 42,9% em um ano

A Positivo Tecnologia reportou lucro líquido de R$ 28,9 milhões no terceiro trimestre de 2023. O valor representa queda de 42,9% ante igual intervalo de 2022, quando havia sido de R$ 50,5 milhões, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira, 13.

“Lembramos que no terceiro trimestre do ano passado houve ganho de R$ 19 milhões com operação de TRS (total return swap). Sem este efeito, o lucro deste trimestre teria caído apenas 9%, com variação positiva de 0,4 p.p. da margem líquida”, afirma a Positivo.

Entre julho e setembro deste ano, o Ebitda da empresa somou R$ 121,5 milhões, recuo anual de 0,9%. Já a margem Ebitda foi 14,3%, 2,8 ponto porcentual (p.p.) a mais do que no terceiro trimestre de 2022.

A empresa afirma que a queda do Ebitda reflete a menor receita comparada com os mesmos períodos do ano anterior. “Nosso plano prevê forte nível de receita no quarto trimestre, o que poderá contribuir para um Ebitda maior no período”, diz a companhia.

Já a receita líquida da Positivo chegou a R$ 849 milhões no terceiro trimestre de 2023, queda de 20,2% sobre o mesmo período de 2022.

O índice de alavancagem (endividamento líquido / Ebitda LTM) da empresa foi de 1,6 vez ao fim do terceiro trimestre de 2022, com redução de 0,3 vez quando comparado com o mesmo período do ano anterior, beneficiado pela menor dívida líquida.

A Positivo também relata que teve geração de caixa operacional de R$ 105 milhões no trimestre reportado, ajudada pela melhora no capital de giro apesar da sazonalidade desfavorável do período. De janeiro a setembro, a empresa gerou R$ 425 milhões de caixa operacional.

Segmentos de negócio

A unidade de vendas no varejo (Consumer) da companhia encerrou o trimestre com receita bruta de R$ 254 milhões, representando um crescimento de 17% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.

Para a Positivo, o grande destaque do trimestre foi a recuperação dos canais de venda direta online, que cresceram versus o terceiro trimestre de 2022, atingindo quase R$ 30 milhões em faturamento no período.

Enquanto isso, a área corporativa somou receita bruta de R$ 252,7 milhões, 26,3% inferior quando comparado com a base anual. A unidade de Instituições Públicas reportou receita de R$ 196,9 milhões, uma queda relevante de 70,2% quando comparado com o mesmo período em 2022, quando registrou receita de R$ 661,4 milhões. A empresa cita a forte base de comparação que foi o ano de 2022 diante do processo de digitalização no período da pandemia, ambiente eleitoral que motivou antecipação de pedidos de licitações e, também, antecipação de compras antes da entrada em vigor da nova lei de licitações.

Neste terceiro trimestre, a Positivo diz que se deparou com os atrasos nas nomeações de cargos de segundo e terceiro escalão dos órgãos públicos, os quais impactaram os processos de contratações públicas, e consequentemente, adiado a receita para os trimestres subsequentes.

Com informações de Estadão Conteúdo (Júlia Pestana)
Imagem: Reprodução

Postagem anterior

ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio para veículos elétricos

Próxima Postagem

Em parceria com a Neogrid, Mercadinhos São Luiz automatiza envio e recebimento de pedidos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Em parceria com a Neogrid, Mercadinhos São Luiz automatiza o envio e recebimento de pedidos

Em parceria com a Neogrid, Mercadinhos São Luiz automatiza envio e recebimento de pedidos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.