Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Fluxo nos shoppings cresce em agosto, favorecido pelo Dia dos Pais

Redação de Redação
13 de setembro de 2019
no Malls, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

O Iflux, indicador que mede o fluxo de pessoas em shoppings centers no Brasil, medido pelo Ibope Inteligência, manteve crescimento em agosto, apesar do ritmo mais modesto do que no mês anterior. Em agosto, o indicador cresceu 2% em comparação com o mesmo período de 2018, após alta de 5,9% em julho. O fluxo foi favorecido pelo desempenho positivo durante a semana que antecede o dia dos pais, com crescimento de 1,1% entre os dias 5 e 11 de agosto, comparado ao resultado da mesma semana de 2018 (+4,1%).

Além disso, em agosto, a confiança dos consumidores, medida pela FGV, também mostrou crescimento na comparação com o mesmo mês do ano passado, com alta de 6,8% – terceiro aumento consecutivo nessa métrica. A melhora da confiança, ainda que em níveis inferiores ao início do ano, resulta do maior otimismo das famílias com a situação atual. Na abertura por classes de renda, o aumento em agosto ocorreu em famílias com menor poder aquisitivo.

Dado que o mercado de trabalho continua com desempenho moderado, o movimento das famílias em classes de renda mais baixa parece se atrelar à liberação dos recursos do Fundo de Garantia (FGTS), uma vez que a expectativa é que o valor liberado possibilite o pagamento de dívidas em atraso e estimule o consumo em meses seguintes.

Além da confiança, outro fator importante para a manutenção de crescimento do varejo é a trajetória da renda disponível – parcela do orçamento disponível após gastos com itens de primeira necessidade. Após pressões inflacionárias mais fortes no começo do ano que pressionaram o orçamento familiar, esse indicador começou a mostrar melhor desempenho, acompanhando o quadro inflacionário controlado. Entre os itens, destaca-se a trajetória dos preços de “alimentação no domicilio”,  produto de primeira necessidade com maior peso no cálculo da renda disponível, que desde maio vem mostrando deflação e gerando certo alívio financeiro nas famílias.

Assim, tendo em vista o crescimento mais contido do Iflux em agosto e os sinais da confiança dos consumidores e do quadro inflacionário, a expectativa é que o volume de vendas do comércio varejista continue em trajetória de crescimento, mesmo que em menor ritmo do que o mês anterior.

A projeção preliminar da Tendências para as vendas do varejo restrito (PMC) é de +1,6% em relação a agosto do ano anterior, após crescimento de 4,4% em julho.

Exercícios realizados pela Tendências mostram que o Iflux guarda boa correlação estatística com o indicador de consumo das famílias no PIB e, mais especificamente, com o desempenho do comércio varejista medido pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (PMC), sendo, portanto, um indicador relevante para monitorar a atividade econômica do País. Além disso, o Iflux antecede os resultados da PMC, já que a pesquisa do IBGE é divulgada com defasagem de dois meses.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Primark contraria tendências com abertura de novas lojas

Próxima Postagem

Com Semana do Brasil, varejo digital tem crescimento no faturamento de 37,6%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Com Semana do Brasil, varejo digital tem crescimento no faturamento de 37,6%

Com Semana do Brasil, varejo digital tem crescimento no faturamento de 37,6%

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile