Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Com impacto do RS, lucro da Porto cai 13,6% e atinge R$ 584 milhões no 2º trimestre

Já a Porto Serviço, criada no ano passado para reunir os negócios de prestação de serviços do Grupo, teve receita de R$ 635,9 milhões

Redação de Redação
13 de agosto de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Porto

A Porto encerrou o segundo trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 584 milhões, queda de 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado da companhia, uma das maiores seguradoras do País, foi afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que atingiram parte dos clientes com seguros em linhas como automóvel e residencial.

O efeito das enchentes para o lucro foi de R$ 87,2 milhões, de acordo com a companhia. Além disso, a Porto também contabilizou impacto negativo de R$ 19,4 milhões devido à rolagem de títulos de renda fixa da carteira de investimentos.

Sem estes fatores, o lucro do trimestre teria sido de R$ 690,6 milhões, um crescimento de 2,1% em um ano.

O resultado financeiro da empresa foi de R$ 167 milhões no período, uma queda de 48,3% no comparativo anual. O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE, na sigla em inglês) da companhia foi de 18,5%, contra 25,8% no mesmo intervalo de 2023. Os impactos das enchentes e da rolagem dos títulos explicam o resultado.

A receita total, que considera todas as áreas de operação do Grupo Porto, subiu 13,6% no segundo trimestre, para R$ 9 bilhões no segundo trimestre deste ano. O número foi impulsionado pelas operações em saúde e serviços financeiros, além da Porto Serviço, mais nova unidade da Porto.

A Porto Seguro, que reúne as atividades de seguros da companhia, teve receita de R$ 5,2 bilhões, crescimento de 3,6% em relação ao segundo trimestre do ano passado. O auto, principal linha de negócio, teve crescimento de 0,7%, enquanto os seguros patrimoniais avançaram 12,6%, e os de vida, 5,9%.

A sinistralidade em seguros subiu 3,2 pontos porcentuais sob o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, para 52,5%. Especificamente no auto, chegou a 59%, um crescimento de 4,7 pontos porcentuais, mas teria sido de 54,6% (+0,3 p.p. em um ano) se desconsiderados os efeitos do evento climático. A Porto estima ter pago cerca de R$ 255 milhões em sinistros, e que cerca de 3,8 mil veículos segurados foram atingidos.

Saúde, Porto Bank e serviços

No segundo trimestre, a Porto Saúde, operadora de planos de saúde do Grupo, registrou receita de R$ 1,6 bilhão, crescimento de 50,2% em relação ao mesmo período do ano passado, com um incremento de 31,3% na carteira de beneficiários, que chegou a 606 mil.

A sinistralidade do produto caiu 3,2 pontos em um ano, para 79,4%. Diferente de outras operadoras, a Porto Saúde não comercializa planos no Rio Grande do Sul, e atua em regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

No Porto Bank, a receita total cresceu 23,5% em um ano, para R$ 1,4 bilhão, impulsionada pelas receitas com consórcios, que subiram 39,3%. O volume transacionado dos cartões de crédito subiu 14,5%, para R$ 14,1 bilhões, e a inadimplência acima de 90 dias na carteira de crédito caiu 1,1 ponto porcentual em 12 meses, para 6,4%.

Já a Porto Serviço, criada no ano passado para reunir os negócios de prestação de serviços do Grupo, teve receita de R$ 635,9 milhões, sendo que 23,5% vieram do ecossistema da Porto.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Linea Alimentos investe no e-commerce para aumentar participação em 10% do faturamento

Próxima Postagem

Petrobras lança plataforma gratuita para incentivar o abatimento de emissões de CO2

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Petrobras e Embrapa assinam cooperação para produtos de baixo carbono e fertilizantes

Petrobras lança plataforma gratuita para incentivar o abatimento de emissões de CO2

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.