Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Montadoras estrangeiras perdem participação no mercado chinês e lutam por sobrevivência

Os reveses dos estrangeiros na China contribuíram para a reação global contra as exportações de automóveis chineses

Redação de Redação
13 de julho de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
China acusa Canadá de protecionismo diante da imposição de tarifas sobre veículos elétricos

Novos dados mostram que a participação dos fabricantes de automóveis estrangeiros no mercado chinês vem diminuindo mais rapidamente, enquanto executivos avaliam que qualquer recuperação ainda demorará anos.

Nos primeiros seis meses do ano, marcas estrangeiras como Tesla e Volkswagen conquistaram 43% do mercado de automóveis de passageiros na China, abaixo dos 50,5% no mesmo período do ano anterior, informou hoje a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros.

O mercado automóvel da China, o maior do mundo em vendas unitárias, está sendo eletrificado rapidamente com a ajuda de subsídios estatais, e os fabricantes locais de veículos elétricos conquistaram uma participação de mercado significativa.

Os reveses dos estrangeiros na China contribuíram para a reação global contra as exportações de automóveis chineses, com os EUA e alguns outros governos percebendo que têm pouco a perder impuserem tarifas contra os veículos do país asiático.

Mais de 70 veículos elétricos devem ser introduzidos este ano na China, segundo a Volkswagen, levando a uma guerra de preços que afeta marcas nacionais e estrangeiras.

Nos primeiros seis meses deste ano, as vendas de automóveis aumentaram 3,3% em relação ao ano anterior, para 9,84 milhões de veículos, segundo a associação de automóveis chinesa. As vendas de automóveis a gasolina continuaram caindo, enquanto o crescimento das vendas de elétricos desacelerou.

No geral, os veículos de novas energias, uma categoria que inclui elétricos completos e veículos híbridos, representaram cerca de 42% do mercado no primeiro semestre. A Tesla caiu para o terceiro lugar na categoria de veículos de energia nova no período de janeiro a maio, de acordo com os últimos dados disponíveis da associação, atrás da chinesa BYD e da Geely Auto.

Os automóveis são um dos muitos produtos de consumo em que os compradores chineses estão mudando para marcas locais, à medida que as empresas locais melhoram a qualidade e algumas pessoas expressam o seu patriotismo através das suas compras.

No ano passado, a japonesa Mitsubishi Motors encerrou a produção na China, enquanto há dois anos a Stellantis fez o mesmo com seus veículos Jeep.

A Hyundai, cujas vendas na China têm caído, vendeu a sua fábrica em Chongqing, no oeste da China, a uma empresa local. A Nissan interrompeu recentemente a produção de veículos na sua fábrica de Changzhou, no leste da China, enquanto a Honda procurou cortar trabalhadores numa joint venture na China através de aquisições voluntárias.

A Volkswagen, a marca estrangeira mais vendida na China, transferiu grande parte da sua autoridade de tomada de decisões de desenvolvimento para executivos do país. Para absorver a tecnologia local, investiu na startup chinesa de veículos elétricos Xpeng e na fabricante de chips da indústria automobilística Horizon Robotics, entre outros. A VW diz que reduziu o tempo de desenvolvimento na China em cerca de 30%.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Ações trabalhistas que pedem vínculo com apps aumentaram 14 vezes desde 2019

Próxima Postagem

Videogames de várias gerações são atração do Internacional Shopping, em Guarulhos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Videogames de várias gerações são atração do Internacional Shopping, em Guarulhos

Videogames de várias gerações são atração do Internacional Shopping, em Guarulhos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.