Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

Segundo um estudo da Lett, 46% dos produtos que ocupavam o top 5 de exibição caem para fora das 30 primeiras posições

Redação de Redação
13 de maio de 2025
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

A falta de produtos no estoque no e-commerce tem efeito quase imediato sobre sua visibilidade. Segundo um estudo da Lett, da Neogrid, 46% dos produtos que ocupavam o top 5 de exibição caem para fora das 30 primeiras posições no ranking de destaque após um único dia de ruptura.

O impacto é ainda mais severo em categorias como café, limpeza, snacks e bebidas: mais de 64% desses itens desaparecem completamente das primeiras colocações nesse curto intervalo. Já segmentos como leite e nutrição infantil, chocolates e doces, além de molhos e suplementos, são menos afetados, com 38% dos produtos perdendo visibilidade no primeiro dia de falta.

O levantamento também analisou diferentes formatos de canais de venda online. No modelo Bricks & Clicks, que integra lojas físicas ao comércio digital, o impacto foi mais expressivo no setor alimentar: 46% dos produtos saíram do top 30 após um dia sem estoque. Já nos marketplaces e pure players, essa taxa foi de 39%. No setor farmacêutico, a perda de visibilidade no modelo B&C atingiu 35% dos produtos.

A volta à normalidade não é imediata. Mesmo após a reposição do estoque, apenas 37,9% dos produtos retornam ao top 5 no e-commerce no primeiro dia. Esse número melhora no segundo dia, alcançando 59%, o que reforça o tempo de latência entre a recuperação do estoque e a retomada da posição nas vitrines digitais.

Além disso, o estudo alerta para o impacto nos produtos patrocinados. Mesmo com boa visibilidade, esses itens não podem ser comprados enquanto estiverem fora de estoque. Durante o período analisado, quase 7% dos dias apresentaram anúncios pagos de produtos indisponíveis. Em um cenário anual, isso representa 26 dias de frustração potencial para os consumidores.

A importância da presença contínua nas prateleiras digitais é reforçada por dados da Amazon: 70% dos consumidores começam a busca por produtos pela barra de pesquisa das plataformas de varejo, e 86% das vendas são concluídas com itens exibidos entre os 10 primeiros resultados.

“Com o e-commerce cada vez mais competitivo, o levantamento mostra que manter a disponibilidade não é apenas uma questão operacional, mas um fator estratégico para vendas e visibilidade. Empresas que não conseguirem gerir seus estoques adequadamente podem desaparecer das vitrines virtuais, perdendo espaço para concorrentes mais preparados”, afirma Davi Song, CEO da Lett.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Próxima Postagem

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile