Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

Segundo um estudo da Lett, 46% dos produtos que ocupavam o top 5 de exibição caem para fora das 30 primeiras posições

Redação de Redação
13 de maio de 2025
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia
[the_ad id="169690"]

A falta de produtos no estoque no e-commerce tem efeito quase imediato sobre sua visibilidade. Segundo um estudo da Lett, da Neogrid, 46% dos produtos que ocupavam o top 5 de exibição caem para fora das 30 primeiras posições no ranking de destaque após um único dia de ruptura.

[the_ad id="138406"]

O impacto é ainda mais severo em categorias como café, limpeza, snacks e bebidas: mais de 64% desses itens desaparecem completamente das primeiras colocações nesse curto intervalo. Já segmentos como leite e nutrição infantil, chocolates e doces, além de molhos e suplementos, são menos afetados, com 38% dos produtos perdendo visibilidade no primeiro dia de falta.

O levantamento também analisou diferentes formatos de canais de venda online. No modelo Bricks & Clicks, que integra lojas físicas ao comércio digital, o impacto foi mais expressivo no setor alimentar: 46% dos produtos saíram do top 30 após um dia sem estoque. Já nos marketplaces e pure players, essa taxa foi de 39%. No setor farmacêutico, a perda de visibilidade no modelo B&C atingiu 35% dos produtos.

A volta à normalidade não é imediata. Mesmo após a reposição do estoque, apenas 37,9% dos produtos retornam ao top 5 no e-commerce no primeiro dia. Esse número melhora no segundo dia, alcançando 59%, o que reforça o tempo de latência entre a recuperação do estoque e a retomada da posição nas vitrines digitais.

Além disso, o estudo alerta para o impacto nos produtos patrocinados. Mesmo com boa visibilidade, esses itens não podem ser comprados enquanto estiverem fora de estoque. Durante o período analisado, quase 7% dos dias apresentaram anúncios pagos de produtos indisponíveis. Em um cenário anual, isso representa 26 dias de frustração potencial para os consumidores.

A importância da presença contínua nas prateleiras digitais é reforçada por dados da Amazon: 70% dos consumidores começam a busca por produtos pela barra de pesquisa das plataformas de varejo, e 86% das vendas são concluídas com itens exibidos entre os 10 primeiros resultados.

“Com o e-commerce cada vez mais competitivo, o levantamento mostra que manter a disponibilidade não é apenas uma questão operacional, mas um fator estratégico para vendas e visibilidade. Empresas que não conseguirem gerir seus estoques adequadamente podem desaparecer das vitrines virtuais, perdendo espaço para concorrentes mais preparados”, afirma Davi Song, CEO da Lett.

Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Próxima Postagem

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.