Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O foodservice cresce e aparece

Momentum nº 1.015

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
13 de maio de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
bares

No próximo fim de semana acontece, em Chicago, a NRA Show, o principal evento mundial no segmento foodservice. Perto de 500 dirigentes, executivos e profissionais do Brasil participarão, e haverá inclusive uma apresentação sobre o momento e perspectivas do setor no País.

De forma consistente, a entrega de mais valor para os consumidores finais tem vivido uma evolução clara à medida que os mercados se desenvolvem, consumidores amadurecem e, consequentemente, uma maior parcela dos dispêndios migra da compra apenas de produtos para a aquisição de produtos associados com serviços que geram soluções. E em nenhum outro setor esse processo é tão claro como no segmento de alimentos.

Os números são eloquentes.

Os dados atuais mostram que, do total dos gastos com alimentos no Brasil, 36% ocorrem pelo foodservice, alimentos preparados fora do lar para serem consumidos em qualquer lugar. Nas grandes cidades do Sudeste do País, esse número se aproxima dos 40%.

Neste primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor apresenta um crescimento de faturamento de 11% com uma evolução de 5% no tráfego nas lojas e 5% no ticket médio, segundo dados da pesquisa Crest apurados para o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Isso tem tudo tem a ver com mudança de hábitos, perfis de consumo e expectativas da demanda de mercado e, ao mesmo tempo, com a ampliação, a modernização e a profissionalização da oferta.

A recente pandemia acelerou esse processo ao oferecer mais e melhores alternativas para os consumidores que, em muitos casos, puderam conhecer opções que desconheciam existir. O delivery e as dark kitchens cresceram no período e estão num patamar que sinaliza o não retorno aos indicadores anteriores.

No mercado norte-americano, meca global do foodservice profissional, o percentual dos gastos com alimentos por meio desse modelo de negócio se aproxima dos 50% e tem variado ao longo do tempo devido a fatores pontuais, porém com tendência de estabilidade.

O que tem sido marcante por lá é a aceleração do desenvolvimento de alternativas cada vez mais elaboradas para atender demandas que envolvem mais conveniência, saudabilidade e experiências conjugadas com maior percepção de valor. E isso torna o mercado norte-americano o maior e melhor benchmark global. É isso que atrai e transforma o evento na melhor vitrine do que se faz de melhor no mundo.

No caso brasileiro, é marcante a evolução vivida e acelerada pelo setor nos últimos anos com um crescimento relevante da oferta de novas opções e alternativas, um monitoramento mais próximo e constante do comportamento de mercado e uma lógica muito própria de acompanhar seu desenvolvimento.

Um dos principais elementos diferenciadores do setor é pela atuação do IFB, entidade que reúne, de forma inédita, a cadeia de valor desse segmento, juntando os fornecedores de produtos, serviços, infraestrutura, logística e os principais operadores que atuam nessa área, permitindo uma visão integrada e compartilhada no conhecimento e monitoramento de mercado.

Mais de 80 empresas, como Unilever, Ambev, Nestlé, Heineken, JBS, Marfrig, McDonald’s, Burger King, Bob’s, Subway, Martin Brower, Cargill e outras mais acompanham o comportamento do setor e projetam seu desempenho futuro atuando para que o mesmo se torne mais profissional, formal, eficiente e sustentável, além de melhor empregador, incorporando e disseminando as melhores práticas a partir das experiências nacionais e internacionais.

Ao mesmo tempo que competem para oferecer as melhores soluções individualmente a seus clientes B2B e B2C, quando elas atuam em conjunto pensam de forma ambiciosa no crescimento setorial, para além do seu próprio desempenho individual. E isso é uma lógica que precisa e deve ser disseminada como formato estratégico de pensar e agir.

Vale refletir.

Nota: Nos próximos dias, a Mercado&Consumo estará acompanhando o que de melhor será apresentado na NRA Show junto com a delegação da Gouvêa Foodservice. Muitas dessas reflexões e soluções para desenvolvimento de negócios no setor de foodservice serão apresentadas e debatidas no Latam Retail Show, que terá como tema central “Back to the Future” e será realizado de 19 a 21 de setembro. Antes, em junho, o Connection Foodservice – Pós-NRA Show 2023 reunirá executivos em Itu, interior de São Paulo, para debater as principais tendências e os insights mostrados na NRA Show 2023.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Petrobras vai “reavaliar” preços e divulgar nova política na próxima semana

Próxima Postagem

Dia das Mães: Clientes de pequenos negócios devem gastar, em média, R$ 215,99

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem
Dia das Mães: Clientes de pequenos negócios devem gastar, em média, R$ 215,99

Dia das Mães: Clientes de pequenos negócios devem gastar, em média, R$ 215,99

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.