Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Goldman Sachs vira sócio da Unico, startup de biometria e identidade digital

Caminho da Unico será o de expandir os seus negócios para fora do Brasil

Redação de Redação
13 de abril de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Conhecida pelo seu sistema de biometria e identidade digital, a paulista Unico atraiu um dos maiores bancos do mundo para ser seu sócio. Oito meses depois de receber aporte de R$ 625 milhões e conquistar o título de “unicórnio”, a startup liderada por Diego Martins arrecadou mais US$ 100 milhões (cerca de R$ 470 milhões) em investimentos liderados pelo Goldman Sachs Asset Management, braço de investimentos do banco americano.

Segundo Martins, as conversas com o Goldman Sachs começaram no fim de 2021, e o foco do diálogo não foi a questão financeira ou o valor de mercado, mas trazer o banco americano para a base de acionistas. “Eles trazem uma força para a nossa expansão, tanto pela experiência e grife no exterior quanto pela profunda diligência que fizeram”, afirma.

Agora, o caminho da Unico será o de expandir os seus negócios para fora do Brasil. Os primeiros países, ainda em 2022, serão México e Colômbia. Segundo Martins, a entrada pode acontecer tanto por meio de aquisições quanto por clientes que a empresa já atende no Brasil – como o Mercado Livre, a companhia aérea Latam e o banco Santander.

A Unico foi criada em 2007 por Martins e Paulo Alencastro com o nome Acesso Digital. De início, a empresa tinha o objetivo de ajudar as empresas a digitalizar seus documentos e a ter acesso a eles na nuvem. Naquela época, vendo a quantidade de fraudes que as empresas sofriam, enxergaram a oportunidade de crescer em identidade digital. Em dezembro de 2020 decidiram mudar de nome para Unico, refletindo esse novo momento.

Apetite

Para o Goldman, trata-se do quarto investimento no mercado brasileiro de startups. Em 2021, investiu na Olist, que oferece sistemas de e-commerce para pequenos negócios, e na fintech de crédito consignado MeuTudo. No ano anterior, fez aporte na fintech Iugu. “O mercado de soluções em identidade e segurança digital é um dos mais promissores globalmente, e a Unico está muito bem posicionada para desenvolver”, afirmou Natan Reinig, vice-presidente de private equity do Goldman Sachs Asset Management.

Além do banco americano, que terá um assento no conselho da Unico, os fundos Softbank e General Atlantic acompanharam o aporte.

Com o investimento, que foi o segundo maior em uma empresa brasileira no ano (atrás apenas dos US$ 300 milhões recebidos pela Neon e empatado com os US$ 100 milhões da Flash Benefícios), o valor de mercado da companhia saltou para US$ 2,6 bilhões (R$ 12,2 bilhões).

Esse montante a coloca como a segunda empresa mais valiosa do segmento na América Latina, atrás da Totvs. Abaixo da startup estão empresas como CI&T (US$ 1,5 bilhão), VTEX (US$ 1,1 bilhão) e Locaweb (US$ 1,1 bilhão).

Diversificação de negócios

A Unico tem passado por algumas mudanças nos últimos meses. Apesar de boa parte da receita estar concentrada em segurança digital, a empresa estreou em novos segmentos. Em dezembro, comprou a startup de benefícios em educação SkillHub, de cursos para clientes corporativos. Antes disso, a empresa tinha adquirido a ViaNuvem e a CredDefense, voltada para o mercado de automóveis.

Martins aponta que as aquisições em áreas complementares devem continuar em 2022. A ideia é ajudar a dar escala a dois produtos recém-lançados pela companhia: o token biométrico e a assinatura eletrônica com biometria.

No ano passado, a receita cresceu 180% e o número de funcionários mais do que triplicou e chegou a 1 mil. A meta é manter o ritmo de alta em 2022.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Centauro, Farmadelivery e da Drogasil lideram ranking de e-commerces com melhor usabilidade

Próxima Postagem

QuintoAndar faz corte de funcionários após receber investimento milionário

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
-quintoandar-faz-corte-de-funcionarios

QuintoAndar faz corte de funcionários após receber investimento milionário

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile