Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Startup ambiental é a primeira brasileira a ganhar premiação no SXSW

Agentes do Meio Ambiente (AMA) tem mais de 10 mil usuários e remunera quem adota práticas sustentáveis

Redação de Redação
13 de março de 2023
no ESG, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Startup ambiental é a primeira brasileira a ganhar premiação no SXSW

A plataforma Agentes do Meio Ambiente (AMA) realizou feito inédito para o ecossistema de inovação brasileiro: a solução que utiliza a tecnologia de redes sociais para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas recebeu o prêmio “Melhor Empresa Bootstrap”, concedido pelo SXSW, evento de tecnologia que acontece no Texas (EUA), para negócios promissores, que possuem criatividade e potencial sem terem recebido financiamento prévio. Essa é a primeira vez em 15 anos que uma empresa brasileira recebe a premiação do evento.

“É um reconhecimento importante porque, em meio a tantas tecnologias de inteligência artificial e robôs, somos uma empresa que trabalha nas periferias do Brasil com foco total no ser humano “, revelou Marcelo Crivano, idealizador da Plataforma AMA.

Um total de 613 iniciativas de todo o mundo participaram da edição 2023 do SXSW Pitch. Quarenta empresas de tecnologia foram selecionadas como finalistas (sendo apenas duas do Brasil) para concorrer em oito categorias diferentes: Inteligência Artificial, Voz e Robótica; Dados Corporativos e Inteligentes; Entretenimento, Mídia & Conteúdo; Alimentos, Nutrição e Saúde; Futuro do Trabalho; Tecnologias Inovadoras do Mundo; Metaverso & Web3; e Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade.

Cada um dos vencedores do SXSW Pitch recebeu um prêmio em dinheiro e o acesso para a conferência SXSW do próximo ano, além da exposição aos participantes do SXSW e potenciais investidores que procuram o que há de mais eficiente em tecnologia de ponta e inovação.

“Em nosso 15º ano, o SXSW Pitch continua representando as principais inovações tecnológicas de todo o mundo e mostrando como essas startups estão mudando o futuro de suas indústrias. Das 40 startups envolvidas no SXSW Pitch, 13 são de fora dos EUA. Somos um evento global em crescimento, recebendo mais startups de todo o mundo a cada ano”, revelou o produtor do evento SXSW Pitch, Chris Valentine.

Agentes do Meio Ambiente

Em sua apresentação no SXSW, o CEO da Smart Citizen e Idealizador da Plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente, Marcelo Crivano mostrou como funciona a solução que usa a tecnologia de redes sociais e a gamificação para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais.

A iniciativa inédita também venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat e está revolucionando o serviço de limpeza urbana no Brasil, além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é gerar inúmeros benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto com a população”, afirmou Crivano.

Desenvolvida pela empresa paranaense, Smart Citizen, a AMA conta com mais de 10 mil usuários. O aplicativo para celulares promove o envolvimento contínuo de seus participantes em todas as atividades e pesquisas propostas por meio de uma gincana contínua de práticas sustentáveis. Diariamente os AMAs recebem ações em seu app e ganham pontos e podem receber uma remuneração em dinheiro para levar ao mundo real os conhecimentos adquiridos na ferramenta digital, ao final de cada mês os líderes do ranking são premiados.

Preparadas por uma equipe multidisciplinar, as ações e pesquisas estão atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e funcionam como uma poderosa ferramenta de educação ambiental.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Preço médio do etanol sobe 3,66% no País em comparação mensal

Próxima Postagem

Franco da Rocha, na Grande São Paulo, quer ser a “nova Faria Lima” dos galpões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Franco da Rocha

Franco da Rocha, na Grande São Paulo, quer ser a "nova Faria Lima" dos galpões

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile