Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Brasil: consolidação de grandes marcas no foodservice e consumidores apaixonados

Cristina Souza de Cristina Souza
12 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Brasil: consolidação de grandes marcas no foodservice e consumidores apaixonados

Os meses entre junho e novembro de 2024 destacaram três movimentações que marcam o cenário de consolidação que se desenha no mercado de grandes redes de alimentação no Brasil.

O primeiro foi a aquisição das operações Starbucks e Subway por Zamp (atual dona das operações de Burguer King e Popeyes), na sequência a renovação por mais 20 anos do contrato da Arcos Dorados para continuidade das operações McDonald´s no país, e, mais recentemente, Vinci Partners adquirindo 67% das operações da Bloomin Brands (Outback, Abraccio e Aussie Grill).

Esse último movimento com destaque para a qualidade de EBITDA da Bloomin Brands do negócio Brasil, o que o tornou um ativo importante para a matriz internacional, tornando essa uma negociação bastante positiva do ponto de vista financeiro.

Outro destaque levado em conta na negociação foi a construção de marca feita pelo time Brasil que reúne legião de fãs da marca Outback, e que agora segue na ampliação dessa cultura de relacionamento para Abraccio e Aussie Grill.

Do ponto de vista de economia, sempre falamos que o Brasil não é um país para amadores, pois os negócios são desafiados a conviverem com inflação, instabilidade política e sistema tributário, que vem sendo simplificado, mas ainda está longe de ser comparado ao de economias mais maduras.

Um marco a destacar no setor de alimentação é que nos últimos 25 anos o país viveu seu boom de profissionalização e expansão do agronegócio. Excelente para PIB e balança comercial e como efeito colateral, elevação dos padrões internos de produção para o mercado de foodservice, portanto, reduzindo a dependência de insumos importados para as marcas que se instalaram por aqui, além de maior competitividade nesse fornecimento.

Em 30 de junho de 2024 completamos 30 anos do plano real, um marco para o reposicionamento econômico do país, um vento a favor para o desenvolvimento de negócios em geral, mas, especialmente os do setor de alimentação. Uma vez que o processo de reorganização econômica trouxe maior confiança para o desenvolvimento de negócios internacionais no país e condições para os consumidores ampliarem seus hábitos de consumo de alimentos fora de casa.

O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, desde 1995 ficou 58% do acumulado no ano abaixo de 6%, o que novamente, não é perfeito, mas permitiu aos líderes do segmento atuarem de forma mais estruturada.

Nesse momento o mercado de foodservice independente, que representa 78% do número de estabelecimentos no país, vem passando por um processo de enxugamento. Segundo dados da Data Driva, entre aberturas e fechamentos a diferença é de uma redução de 14% dos registros de negócios (CNPJ) com c-nae de foodservice só no período de janeiro a junho de 2024, representando cerca de 105 mil estabelecimentos.

A pressão do consumidor por mais qualidade e profissionalismo certamente dificulta a continuidade de estabelecimentos muito pequenos que, geralmente, não estão tão preparados e não possuem fôlego financeiro para se manterem por tempo suficiente para construírem uma relação de longo prazo, a exemplo do que as marcas citadas nesse artigo vêm fazendo.

Pensar que existem tantos interessados no setor nos fazer refletir que o caminho para dar vazão ao desejo de empreendedorismo pode ser o engajamento como profissional ou no segmento de franquias em uma etapa inicial para maior preparação.

Uma brincadeira que gosto de fazer é que marcas como Outback, Mc Donald´s, Burguer King e Starbucks estão para o Brasil, como o Brasil está para Bruno Mars. Uma relação nutrida pelo melhor de cada uma das partes, com carinho, respeito e interesse genuíno.

Ainda não sei o quanto Bruno Mars considera investir em artistas brasileiros para fazer uma contribuição adicional ao país, mas espero que as grandes redes considerem esse como um tópico fundamental em sua estratégia. Para devolver ao país mais do que impostos, mas a oportunidade de construirmos marcas fortes que possam tornar nossa indústria mais robusta, respeitável, e para que possamos existir em outros países e retornar ao nosso país mais riquezas.

Que venham mais 30 anos de maior maturidade e sucesso pela frente!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

DHL Express inaugura maior centro de processamento de cargas do Brasil

Próxima Postagem

Foodservice é a principal aposta de quem empreende nas favelas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Foodservice é a principal aposta de quem empreende nas favelas

Foodservice é a principal aposta de quem empreende nas favelas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.