Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Campus Party

A tecnologia como vetor para desenvolvimento da economia e da sociedade brasileira

O evento foi comandado por Tânia Cosentino, general manager na Microsoft Brasil

  • de Marcelo Audinino
  • 3 anos atrás

A tecnologia oferece diversas soluções e inovações para todos os setores, mas esse conhecimento também precisa ter um importante papel de vetor do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Este foi o tema do painel no palco What’s Next, um dos principais dessa edição da Campus Party Brasil neste sábado, 12. A feira de tecnologia ocorre até o dia 15 de novembro, terça-feira. 

O evento foi comandado por Tânia Cosentino, general manager na Microsoft Brasil, que chamou a atenção do público para outro papel da tecnologia. “Podemos ir muito além do que ficar desenvolvendo coisas bacanas e técnicas. A gente pode realmente endereçar os principais desafios do nosso planeta e nossa sociedade”, destacou. 

Ela ainda reforçou a necessidade das empresas, independentemente do tamanho, terem um compromisso com os ODs (Objetivos de Desenvolvimento) da ONU e do Pacto Global. Tania comentou sobre algumas das metas da Microsoft como, ser netzero de carbono até 2030 e water positive também até 2030. “Temos a urgência de acelerar uma jornada rumo a uma economia de baixo carbono.”, complementou. 

A executiva aproveitou para citar algumas maneiras que a tecnologia pode ser usada em determinados cenários de putas ambientais. Um dos exemplos foi a utilização de IA (Inteligência Artificial) para rastreamento de espécies em extinção. Tânia também citou uma inciativa que ela participa e tem essa essência e objetivo. “O Projeto PrevisIA monitora a floresta amazônica via dados de satélite e cruza com dados econômicos e demográficos e o algoritmo consegue identificar áreas de futuro desmatamento”, explicou. 

Ainda sobre alguns projetos e a agenda de compromissos que a Microsoft trabalha, Tânia mencionou iniciativas ambientais, mas também de capacitação profissional e que impactem a economia. “Uma empresa como a Microsoft, com privilégio de ser uma companhia grande e quem tem capacidade e impacto, ela tem por obrigação gerar um impacto positivo na sociedade”, completou. 

A general manager também abordou questões sobre a educação e abordou a obrigação de capacitar e recapacitar profissionais agora e também nos próximos anos. “Temos que recapacitar uma força gigante de trabalho que vai, sim, ser desmobilizada devido à inteligência artificial. A gente estima que até 2030, 45 milhões de brasileiros deverão ser recapacitados”. 

Tânia ainda pontuou a necessidade de agir localmente, apesar de ser uma empresa global. Para ela, a parceria com o governo, instituições civis e empresas da região são fundamentais para promover esse desenvolvimento fora dos grandes centros. Por último, ela fez um apelo para que seja incentivado cada vez mais a presença de mais mulheres no segmento de tecnologia. 

Imagem: Marcelo Audinino

  • Categories: Campus Party, Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilconsumidorconsumidoresconsumoempresasESGestratégiaexpansãomercadomercado&consumonegóciosODSONUPacto globalsustentabilidadevarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile