Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Dona da Brastemp quer tornar a cozinha um local mais ‘inclusivo’

O projeto está sob o guarda-chuva da Whirlpool Plural, que reúne todas as iniciativas da companhia para ESG

Redação de Redação
12 de outubro de 2021
no ESG, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Brastemp

A Whirlpool, maior fabricante de geladeiras e fogões do País, quer que a cozinha deixe de ser um local de exclusão. Em 2010, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia no Brasil 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. “Imagine como elas podem cozinhar”, questiona João Carlos Brega, presidente da empresa para a América Latina.

Foi a partir desse desafio que Brega e uma equipe interna de inovação, em parceria com um instituto voltado para quem tem deficiência visual, encontraram uma solução para tornar a cozinha um local inclusivo para esse público.

O trabalho durou 40 dias, e o resultado estará disponível para venda em canais online a partir de dezembro. São adesivos em alto relevo com ícones que representam a função de cada tecla dos eletrodomésticos: fogões, cooktops, micro-ondas, geladeiras, filtros de água e lava-louças.

Colados aos equipamentos, os adesivos vão facilitar o uso para pessoas com deficiência visual. Os adesivos poderão ser utilizados em eletrodomésticos de outras marcas também.

O projeto está sob o guarda-chuva da Whirlpool Plural, que a partir deste ano reúne todas as iniciativas da companhia para as áreas ambientais, sociais e de governança, sob a sigla ESG, em inglês. Anteriormente essas iniciativas estavam espalhadas dentro da empresa. Ele esclarece que a Whirlpool Plural não é um departamento, mas um conjunto de valores que faz parte da cultura da empresa.

A palavra plural foi escolhida para remeter a ideia de diversidade e inclusão. “Diversidade e inclusão não é favor, mas um direito das pessoas e, do ponto de vista das empresas, é business”, diz Brega. Ele argumenta que se a empresa refletir no seu interior a sociedade que é sua cliente, vai prestar melhores serviços e ganhar mais dinheiro.

Sem experiência

Outra iniciativa recente nessa direção foi a criação de programa para admitir pessoas com qualquer tipo de deficiência e sem nenhuma experiência para trabalhar em áreas administrativas. Brega afirma que há empresas dispostas a contratar esses profissionais, mas não o fazem por causa de falta de experiência.

Para esse programa, a dona das marcas Brastemp e Consul já admitiu, nos últimos meses, nove pessoas com algum tipo de deficiência e sem restrição de idade. Elas serão treinadas por um ano e meio, recebendo salário compatível com a função. Depois, serão demitidas, dando lugar a outro grupo.

Essa foi uma forma encontrada pela companhia de alimentar o mercado para que a falta de experiência não seja uma barreira às contratações. A intenção é que outras empresas sigam o mesmo caminho.

Segundo Brega, não é de hoje que a empresa tem preocupação ambientais, sociais e de governança. A diferença é que essas demandas estão sendo endereçadas de forma estruturada. Globalmente, a multinacional é signatária de um pacto de redução a zero das emissões de carbono até 2030. Desde 2014, 100% das fábricas do grupo têm resíduos sólidos tratados.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Márcia De Chiara)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Bares e restaurantes querem recontratar, no entanto falta mão de obra qualificada

Próxima Postagem

Academia Assaí lança novos cursos em comemoração ao mês do empreendedor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
marcas GPA e Sendas fecham acordo para cessão de lojas Extra Híper ao Assaí

Academia Assaí lança novos cursos em comemoração ao mês do empreendedor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile