Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Startup Minds Digital recebe R$ 2 mi para dar ‘potência’ em autenticação

Investimento deve ser utilizado para melhorar a tecnologia, que utiliza da voz para criar uma identidade única para cada indivíduo

Redação de Redação
12 de agosto de 2022
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Startup Minds Digital recebe R$ 2 mi para dar 'potência' em autenticação

A Minds Digital, startup de biometria por voz, anunciou uma rodada complementar de aporte que soma R$ 2 milhões em duas semanas. A empresa, que havia recebido R$ 1,5 milhão no início do mês, adicionou mais R$ 500 mil ao investimento recebido pela Cedro Capital e intermediada pela Laqus, startup que auxilia na conexão com o mercado de capitais.

“O investimento deve ser utilizado para melhorar a tecnologia, que utiliza da voz para criar uma identidade única para cada indivíduo. “Essa rodada junto com a Cedro foi bem interessante porque possibilitou a continuidade do que a gente vem planejando para os próximos três anos nesse produto”, afirma Marcelo Peixoto, presidente da Minds Digital.

Como uma empresa de IDTech, especializada em identificação digital, a Minds Digital oferece um serviço de autenticação de segurança para empresas. O diferencial é a forma como a startup faz o processo: de acordo com Peixoto, alguns elementos da voz podem gerar uma marca personalizada para cada pessoa – que pode ser usada como um objeto de biometria.

“A voz é uma coisa muito nova, que está chegando no mercado agora. Ela é única, vamos muito para o lado científico para certificar isso. Nosso algoritmo identifica os elementos da voz e a nossa plataforma gera um espectrograma, como uma identidade”, explica Peixoto.

Nesse espectrograma, a inteligência artificial (IA) da empresa consegue categorizar cerca de 70 fatores diferentes em uma voz humana para identificar o padrão individual do usuário. Características mais comuns, como entonação, tom e timbre da voz são utilizados, mas a empresa também se vale da extração de pontos mais técnicos, como a frequência de onda emitida por cada pessoa.

Essa é uma das coisas que, segundo a Minds, impede que seja possível fraudar uma voz: depois de separar os elementos da voz, a IA cruza os dados obtidos para identificar se a fala é verdadeira. Assim, mesmo que alguém imite uma voz ou mesmo reproduza uma gravação, o sistema identifica como sendo uma atividade inautêntica.

“Temos algumas camadas de segurança dentro da plataforma, que a gente chama de prova de vida da voz. Elas reconhecem elementos que podem dizer se a voz identificada corresponde à pessoa dona daqueles dados. Por ondas sonoras e uma gama de variações, a gente consegue distinguir se é alguém imitando a voz ou se a pessoa está gripada, por exemplo”, afirma Peixoto.

Ainda, de acordo com a empresa, o sistema não precisa armazenar nenhum tipo de informação pessoal em nuvem para fazer a identificação. Atualmente, a Minds atende, majoritariamente, instituições financeiras.

‘Soltando a voz’ no mercado

Criada em 2017, a empresa registrou um crescimento de 52% em 2021 na comparação com o ano anterior e, de acordo com um levantamento interno, já soma R$ 5 milhões em fraudes evitadas por operações de cartão de crédito.

Com cerca de 45 funcionários, a empresa recebe por cada verificação de identidade feita por seus clientes – quanto maior o número de vezes que um cliente usar o software, mais barato o serviço fica, para incentivar o uso da IA nos processos de segurança.

“Durante a pandemia, a gente percebeu que os vazamentos de dados aumentaram. As empresas levaram muitos brasileiros para um mundo digital, porém sem a cultura da segurança. É preciso aumentar a atenção nesse mundo. Percebemos na nossa plataforma um ‘boom’ de tentativa de fraudes”, aponta Peixoto.

O aporte, que foi uma rodada semente, agora abre as portas para a Minds sonhar com a operação internacional e Peixoto acredita que, para isso, estar presente no ecossistema e em contato com investidores é essencial.

“A Cedro chega pra ajudar a gente nessa expansão global, que é um dos planos da empresa nos próximos anos. A gente sabe que tem desafios de governança e financeiros para ser uma expansão global, queremos os investidores perto da gente”, afirma Peixoto.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Azul quer chegar a mil voos por dia até o fim de 2022

Próxima Postagem

Cinco empresas chinesas anunciam que vão retirar seus ADRs das bolsas de NY

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Cinco empresas chinesas anunciam que vão retirar seus ADRs das bolsas de NY

Cinco empresas chinesas anunciam que vão retirar seus ADRs das bolsas de NY

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile