Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Produção de motos surpreendente e sobe 18% no semestre, afirma Abraciclo

O otimismo da associação é motivado pelo crescimento dos pedidos em função da expansão dos serviços de entrega

Redação de Redação
12 de julho de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
produção motos

A indústria de motos fechou o primeiro semestre com o maior volume de produção em sete anos, um desempenho surpreendente que levou o setor a revisar para cima as previsões ao desempenho no ano.

Conforme balanço divulgado nesta terça-feira (12) pela Abraciclo, a associação que representa as montadoras de motos, cujas fábricas estão instaladas em Manaus (AM), 671,3 mil motocicletas foram produzidas nos seis primeiros meses do ano, o que corresponde a um aumento de 18% (ou 102 mil unidades a mais) sobre o primeiro semestre de 2021. Foi o melhor resultado, entre iguais períodos, desde 2015.

Só no mês passado, a produção somou 101,7 mil motos, com queda de 21,6% na comparação com maio por conta do início, na última semana de junho, das férias coletivas nas fábricas. Frente a junho de 2021, a retração foi bem menor, de 3,6%.

Diante dos resultados do primeiro semestre, a Abraciclo revisou de 7,9% para 10,5% a expectativa de crescimento da produção neste ano. A projeção, que era de 1,29 milhão de unidades, passou para 1,32 milhão de motos a serem fabricadas nos doze meses de 2022.

O otimismo da associação é motivado pelo crescimento dos pedidos em função da expansão dos serviços de entrega (delivery) e migração de usuários de carros para motocicletas, um veículo mais econômico, após os aumentos nos preços dos combustíveis.

Sem os mesmos gargalos de produção das montadoras de carros, que são muitas vezes forçadas a parar linhas pela falta de componentes eletrônicos, as fábricas de motos têm conseguido atender melhor essa demanda. Mesmo assim, há filas de espera, de cerca de 30 dias na média, por modelos de baixa cilindrada e scooters.

Se a nova previsão da Abraciclo for confirmada, a indústria de motocicletas vai alcançar o maior patamar de produção desde 2014, quando 1,52 milhão de unidades foram montadas. O setor já supera, portanto, volumes de produção de antes da pandemia. Com a tendência de maior oferta, a expectativa de crescimento das vendas em 2022 subiu de 6,3% para 8,9%, num total de 1,26 milhão de motos previstas para todo o ano.

Ao apresentar os números em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, disse que a demanda segue superando a oferta, com a boa oferta de crédito, após a volta de grandes bancos ao segmento, e o diferencial de preços, já que as motos são mais acessíveis do que os carros.

O executivo disse ser “notório” que muitos usuários de automóveis encontraram nas scooters uma alternativa de mobilidade nos centros urbanos. “No momento de renda corroída por processo inflacionário, muitos brasileiros encontram na motocicleta um veiculo ágil, de custo de manutenção mais em conta e de facilidade de aquisição”, comentou o executivo.

Fermanian citou, porém, a inflação persistente e, consequentemente, a alta dos juros como pontos de atenção, dado o potencial efeito sobre o poder de compra da população.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Eduardo Laguna)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Ambipar anuncia compra da canadense Graham Utilities

Próxima Postagem

Netflix negocia com estúdios de Hollywood para nova plataforma com anúncios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Netflix

Netflix negocia com estúdios de Hollywood para nova plataforma com anúncios

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.