Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Meios de pagamento

Pix impulsiona digitalização dos serviços financeiros no Brasil

Base de usuários da ferramenta vem aumentando ano a ano - não só pessoas físicas, mas também jurídicas

Redação de Redação
12 de junho de 2025
no Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Pix impulsiona digitalização dos serviços financeiros no Brasil
[the_ad id="169690"]

O Pix tem se consolidado como o grande impulsionador da digitalização do sistema financeiro no Brasil. A base de usuários da ferramenta vem aumentando ano a ano – não só pessoas físicas, mas também pessoas jurídicas -, e novas funcionalidades têm feito com que ela se incorpore ao cotidiano da população como meio de pagamento recorrente.

[the_ad id="138406"]

De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025 (ano-base 2024), realizada pela Deloitte, 60,7 milhões de pessoas usam o Pix para fazer mais de 30 transações por mês no Brasil. Elas são qualificadas pela pesquisa como “heavy users” da ferramenta. Isso representa um aumento de 43,4% em relação ao ano anterior, quando essa intensidade de uso foi observada em 43,4 milhões de pessoas.

O uso tem sido mais intenso também pelas empresas: 4,7 milhões de PJs fazem uso do Pix mais de 50 vezes no mês, alta de 20% sobre os 3,9 milhões registrados na pesquisa anterior. Os dados foram divulgados durante o Febraban Tech, realizado nesta semana em São Paulo.

[the_ad id="99067"]

Os dados mostram ainda que, nesse processo de digitalização, o Pix tem sido usado mais em pagamentos do que em recebimentos. Nesse caso, o comportamento é liderado principalmente por pessoas físicas, que realizam pagamentos com mais frequência e de maneira mais diversificada no dia a dia. O Pix é usado no pagamento de compras e contas, além de transferências entre indivíduos e serviços. Os recebimentos tendem a ser mais concentrados e pontuais.

Crescimento do mobile

O estudo da Febraban mostra, ainda, que uma a cada quatro operações bancárias já é feita por meio do telefone celular no Brasil. O Pix, mais uma vez, se destaca, com um crescimento de 41%, alcançando quase 25 bilhões de operações. Há, de acordo com a pesquisa, uma redução no uso do cartão de débito por conta justamente da migração para o Pix. Já o uso do cartão de crédito continua em crescimento.

As transações realizadas em canais físicos, como agências bancárias e caixas eletrônicos, estão em queda. Houve redução no volume de saques, depósitos e pagamentos de contas. Essa queda evidencia a digitalização das operações e o crescente uso do dinheiro em formato digital. Esse avanço consolida tanto o Pix como um dos principais meios de pagamento quanto o canal mobile como o preferido pelos usuários.

Os sistemas de ponto de venda (POS) continuam evoluindo como elementos centrais no comércio brasileiro, acompanhando as transformações nos hábitos de consumo e na adoção de novas tecnologias financeiras. Em relação ao ano anterior, houve um crescimento expressivo nas transações por aproximação, superando, pela primeira vez, o uso da inserção do cartão, tanto nas modalidades de débito quanto de crédito.

E, mais uma vez, o Pix se destaca. As transações em POS via Pix continuam apresentando uma taxa de crescimento considerável. Ainda que o volume de transações com Pix seja menor em comparação às modalidades de crédito e débito, ele registrou um crescimento de 69% de um ano para o outro.

Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Bets ilegais são usadas por 3 em cada 4 apostadores no Brasil, aponta pesquisa

Próxima Postagem

AMD anuncia lançamento de novos produtos com foco em Inteligência Artificial

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
AMD anuncia lançamento de novos produtos com foco em Inteligência Artificial

AMD anuncia lançamento de novos produtos com foco em Inteligência Artificial

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.