Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Meios de pagamento

Pix impulsiona digitalização dos serviços financeiros no Brasil

Base de usuários da ferramenta vem aumentando ano a ano - não só pessoas físicas, mas também jurídicas

Redação de Redação
12 de junho de 2025
no Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Pix impulsiona digitalização dos serviços financeiros no Brasil

O Pix tem se consolidado como o grande impulsionador da digitalização do sistema financeiro no Brasil. A base de usuários da ferramenta vem aumentando ano a ano – não só pessoas físicas, mas também pessoas jurídicas -, e novas funcionalidades têm feito com que ela se incorpore ao cotidiano da população como meio de pagamento recorrente.

De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025 (ano-base 2024), realizada pela Deloitte, 60,7 milhões de pessoas usam o Pix para fazer mais de 30 transações por mês no Brasil. Elas são qualificadas pela pesquisa como “heavy users” da ferramenta. Isso representa um aumento de 43,4% em relação ao ano anterior, quando essa intensidade de uso foi observada em 43,4 milhões de pessoas.

O uso tem sido mais intenso também pelas empresas: 4,7 milhões de PJs fazem uso do Pix mais de 50 vezes no mês, alta de 20% sobre os 3,9 milhões registrados na pesquisa anterior. Os dados foram divulgados durante o Febraban Tech, realizado nesta semana em São Paulo.

Os dados mostram ainda que, nesse processo de digitalização, o Pix tem sido usado mais em pagamentos do que em recebimentos. Nesse caso, o comportamento é liderado principalmente por pessoas físicas, que realizam pagamentos com mais frequência e de maneira mais diversificada no dia a dia. O Pix é usado no pagamento de compras e contas, além de transferências entre indivíduos e serviços. Os recebimentos tendem a ser mais concentrados e pontuais.

Crescimento do mobile

O estudo da Febraban mostra, ainda, que uma a cada quatro operações bancárias já é feita por meio do telefone celular no Brasil. O Pix, mais uma vez, se destaca, com um crescimento de 41%, alcançando quase 25 bilhões de operações. Há, de acordo com a pesquisa, uma redução no uso do cartão de débito por conta justamente da migração para o Pix. Já o uso do cartão de crédito continua em crescimento.

As transações realizadas em canais físicos, como agências bancárias e caixas eletrônicos, estão em queda. Houve redução no volume de saques, depósitos e pagamentos de contas. Essa queda evidencia a digitalização das operações e o crescente uso do dinheiro em formato digital. Esse avanço consolida tanto o Pix como um dos principais meios de pagamento quanto o canal mobile como o preferido pelos usuários.

Os sistemas de ponto de venda (POS) continuam evoluindo como elementos centrais no comércio brasileiro, acompanhando as transformações nos hábitos de consumo e na adoção de novas tecnologias financeiras. Em relação ao ano anterior, houve um crescimento expressivo nas transações por aproximação, superando, pela primeira vez, o uso da inserção do cartão, tanto nas modalidades de débito quanto de crédito.

E, mais uma vez, o Pix se destaca. As transações em POS via Pix continuam apresentando uma taxa de crescimento considerável. Ainda que o volume de transações com Pix seja menor em comparação às modalidades de crédito e débito, ele registrou um crescimento de 69% de um ano para o outro.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Bets ilegais são usadas por 3 em cada 4 apostadores no Brasil, aponta pesquisa

Próxima Postagem

AMD anuncia lançamento de novos produtos com foco em Inteligência Artificial

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
AMD anuncia lançamento de novos produtos com foco em Inteligência Artificial

AMD anuncia lançamento de novos produtos com foco em Inteligência Artificial

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile