A Petrobras confirmou nesta sexta-feira, 11, via Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que seu conselho de administração elegeu Angélica Laureano como diretora-executiva de Transição Energética e Sustentabilidade. O prazo da gestão é até 13 de abril de 2027, mesmo período dos demais membros da diretoria-executiva.
Angélica Garcia Cobas Laureano possui 45 anos de experiência, incluindo 37 anos de trabalho na Petrobras, sendo 21 anos em posições gerenciais. Atuou nas áreas de Materiais, Abastecimento, Gás e Energia, e exerceu a presidência da Gaspetro, subsidiária da Petrobras em parceria com a Mitsui Gás S.A., responsável pela gestão de participação em 19 distribuidoras de gás natural em diversos estados do Brasil.
Após a aposentadoria na Petrobras, atuou como consultora em diversos projetos na área de Gás Natural. Atualmente, exerce a Presidência da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil SA.
Com a eleição de Angélica Laureano, a Diretoria Executiva da Petrobras será composta por cinco mulheres e quatro homens, passando a ter, portanto, pela primeira vez na história da companhia, sua maioria formada por mulheres.
Novo presidente da Petros
O Conselho Deliberativo, instância máxima de governança da Petros – fundo de pensão dos funcionários da Petrobras -, aprovou o nome do engenheiro Marcelo Farinha para a presidência da entidade. A decisão foi tomada na sexta-feira, 4. Para ser empossado, o executivo ainda precisa ser habilitado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
O executivo assumirá a cadeira que até algumas semanas atrás era ocupada pelo economista Henrique Jager, que saiu para assumir o posto de CEO da Petrocoque.
Marcelo Farinha foi escolhido em processo seletivo no mercado, conforme as normas de governança da Petros, informou a entidade em seu website. O processo foi conduzido por uma Comissão Temporária, composta por dois membros do Conselho Deliberativo indicados pela patrocinadora e dois membros eleitos pelos participantes. Além disso, uma consultoria especializada em recrutamento de executivos assessorou o processo.
Com informações de Estadão Conteúdo (Juliana Garçon e Crisley Santana).
Imagem: Shutterstock