Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Finanças

Otimismo do empresário brasileiro volta a cair, aponta pesquisa

Redação de Redação
11 de julho de 2017
no Finanças, Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 2 minutos
Paper and electronic business documents on desk

Paper and electronic business documents on desk

Indicador de otimismo atingiu 32%, queda de 18 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Comparado com o mesmo período do ano passado, pesquisa apresenta um crescimento de 20 pontos percentuais

O otimismo do empresário brasileiro em relação aos negócios para os próximos 12 meses atingiu 32% o que representa uma queda de 18 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, de acordo com o estudo International Business Report (IBR), realizado pela auditoria Grant Thornton.

O Brasil está abaixo da média global, que foi 51%, mas cresceu 20 pontos percentuais se comparado com o mesmo período de 2016.

O levantamento avalia a expectativa de 2.500 líderes de mercado em 36 economias. É a segunda queda consecutiva do Brasil, pois no levantamento anterior havia caído 9 pontos percentuais, passando de 59% para 50%.

O melhor indicador do país, nos últimos anos, foi no 1º trimestre de 2012, com 86%, e o pior cenário apresentado foi no 2º trimestre de 2015, com -24%.

Apesar da queda no otimismo alguns indicadores apresentaram significativas expectativas de crescimento como rentabilidade (68%, +33 pontos percentuais); investimentos em pesquisas (47%, +26 pontos percentuais); empregabilidade (48%, +23 pontos percentuais); exportação (24%, +17 pontos percentuais) e receita (72%, +11 pontos percentuais).

Confira a evolução dos demais indicadores no Brasil:

 Setor Indicador Variação trimestral
Crescimento salarial 88% +7 pp
Receita 72% +11 pp
Rentabilidade 68% +33 pp
Incerteza econômica 60% +1 pp
Empregabilidade 48% +23 pp
Pesquisa&Desenvolvimento 47% + 26 pp
Burocracia 37% -5 pp
Preços de venda 35% -7 pp
Exportação 24% +17 pp
Custos de Energia 21% -6 pp
Escassez de Talentos 20% -7 pp

Ranking global

No ranking global, o Brasil caiu 2 posições, da 15ª para 17ª colocação entre os países mais otimistas, estando à frente da Argentina (18º), México (19º), Reino Unido (21º) e Rússia (27º). Os países que apresentam os melhores indicadores são Indonésia, Índia e Holanda. Já os mais pessimistas são Grécia, Japão e África do Sul.

Cenário Mundial

Globalmente o otimismo registrou o nível mais alto (51%), incremento de 2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior completando, desta forma, o quinto semestre consecutivo de crescimento.

Nos Estados Unidos, o otimismo das empresas chegou a 81%. Nos países da União Europeia, 50%, e na China, 48%.

Entretanto, chamou a atenção a porcentagem de empresas que identificam a falta de trabalhadores qualificados (35%).

 

Postagem anterior

Sasazaki lança Book de Treinamentos

Próxima Postagem

Rock in Trio: Supla estrela a campanha do Bob’s para o Rock in Rio 2017

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Rock in Trio: Supla estrela a campanha do Bob’s para o Rock in Rio 2017

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.