Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Meios de pagamento

Celular já é responsável por 75% das operações bancárias feitas no Brasil

O total de transações feitas em 2024 passou, pela primeira vez, de 200 bilhões

Aiana Freitas de Aiana Freitas
11 de junho de 2025
no Economia, Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Celular já é responsável por 75% das operações bancárias feitas no Brasil
[the_ad id="169690"]

Uma a cada quatro operações bancárias já é feita por meio do telefone celular no Brasil. É o que mostra a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária divulgada nesta quarta, 11, no Febraban Tech, evento de tecnologia e inovação do setor financeiro que é realizado essa semana em São Paulo. A pesquisa foi feita com 17 bancos que representam 80% dos ativos bancários do País.

[the_ad id="138406"]

O total de transações feitas em 2024 passou, pela primeira vez, de 200 bilhões. O número representa o dobro que foi registrado cinco anos atrás. O grande fator desse crescimento, segundo Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, foi justamente o aumento do uso do mobile, ou do celular, nas operações.

“O mobile representa hoje 75% de todas as operações bancárias feitas no Brasil. Além disso, o usuário usa o mobile mais vezes”, disse. O chamado “heavy user” do mobile, ou seja, aquele mais adepto ao uso do celular em operações bancárias, faz, em média, 55 transações mensais. No ano passado, a média era de 48 transações por mês.

[the_ad id="99067"]

Crescimento do Pix

O celular é usado, segundo Mulinari, tanto em transações com movimentação financeira quanto naquelas sem movimentação. Mas aquelas com movimentação crescem mais do que as consultas. As empresas também têm cada vez mais lançado mão do celular para operações bancárias, movimento que é muito puxado pelo MEI (microempreendedor individual).

O Pix continua registrando forte crescimento, tanto no mobile quanto no internet banking. Há, de acordo com a pesquisa, uma redução no uso do cartão de débito por conta justamente da migração para o Pix. Os usuários que mais usam chegam a fazer 30 transações de Pix por mês. Já o uso do cartão de crédito continua em crescimento. Da mesma forma, pagamentos por aproximação estão em alta, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.

Celular como canal de compra

O celular tem se consolidado também como principal canal de compras para os brasileiros das classes D e E: 49% das aquisições feitas por esse público já acontecem pelo dispositivo, superando a média nacional de 46%. O comportamento acompanha uma tendência mais ampla de expansão no consumo.

Segundo a pesquisa “Brasil Invisível: Insights sobre o consumidor de baixa renda”, 59% dos brasileiros com renda de até dois salários mínimos afirmam que devem aumentar os gastos em 2025, o maior percentual entre todas as faixas sociais. Apenas 6% pretendem reduzir suas despesas, evidenciando um momento de confiança e desejo de inclusão no mercado.

Conduzido pela Data-Makers em parceria com a ONG Gerando Falcões e a ESPM, o levantamento ouviu mais de 2.400 pessoas entre abril e maio deste ano, sendo 1.331 das classes D e E, em uma amostra representativa de todas as regiões do País.

Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Cell phones are now responsible for 75% of banking transactions in Brazil

Próxima Postagem

NRA Show 2025: inovação, eficiência e propósito no centro da indústria de alimentos

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
NRA Show 2025: inovação, eficiência e propósito no centro da indústria de alimentos

NRA Show 2025: inovação, eficiência e propósito no centro da indústria de alimentos

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.