Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Com dívida de R$ 1,5 bi, operadora do aeroporto de Guarulhos pode pedir recuperação judicial

A participação da Invepar no Aeroporto de Guarulhos ficará fora da recuperação judicial

Redação de Redação
11 de junho de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Com dívida de R$ 1,5 bi, operadora do aeroporto de Guarulhos pode pedir recuperação judicial

Com uma proteção obtida na Justiça contra credores vencendo na próxima segunda-feira, 16, a Invepar, que controla a GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, se prepara para um pedido de recuperação judicial, que poderá ser entregue à Justiça em breve. O pedido envolverá dívidas de R$ 1,5 bilhão.

Nesta quinta-feira, 12, uma assembleia-geral extraordinária irá votar o ajuizamento da causa da Invepar, que tem como acionistas os fundos de previdência Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa), além do FIP Yosemite, da gestora Monte Capital.

Procurada, a Invepar disse que não irá se manifestar sobre processos em curso. “A companhia segue trabalhando na busca de soluções e para a melhor composição dos interesses junto aos credores”, afirma em nota. Petros, Funcef e Previ optaram por não comentar. Os bancos também não comentaram.

Os três fundos de pensão são credores de R$ 650 milhões em debêntures ao lado da Mubadala Capital, gestora de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi de mesmo nome, detentora de metade deste crédito. Os fundos, por serem acionistas, não votam em questões relacionadas às debêntures, de acordo com um especialista em direito.

A proteção contra credores (cautelar) foi pedida pela Invepar após ter sido decretado o vencimento antecipado das debêntures, em razão do descumprimento de obrigações previstas no contrato por dois meses, da ordem de R$ 30 milhões.

Entre elas, o repasse de dividendos da Lamsa, a Linhas Amarelas do Rio de Janeiro, e de parte dos recursos levantados com a venda da participação de 4,73% no VLT Carioca para a Motiva (ex-CCR), concluída em março deste ano. Além dos debenturistas, a companhia tem dívidas oriundas da concessão já extinta da rodovia BR-040, que liga Juiz de Fora a Brasília, com Bradesco, Itaú, Banco do Brasil.

Outros fatores que motivaram a cautelar com vistas à recuperação judicial é o litígio da Lamsa com o município do Rio de Janeiro, que deseja retomar a concessão sob argumento de abuso tarifário. A Lamsa é garantidora de até R$ 300 milhões das debêntures.

A Mubadala investiu pela primeira vez na Invepar em 2017, com um aporte de cerca de US$ 250 milhões, que já foi renegociado com a companhia por sete vezes, segundo uma pessoa a par do assunto. O entendimento da Mubadala, de acordo com essa pessoa, é o de que a empresa não tem risco de insolvência e tem caixa suficiente para honrar seus compromissos mensais, uma vez que o vencimento das debêntures só ocorre em 2026. A Invepar teria pedido seis meses para os debenturistas para apresentar uma proposta de renegociação dos créditos, disse a mesma fonte.

A participação da Invepar no Aeroporto de Guarulhos ficará fora da recuperação judicial.

A Mubadala já manifestou interesse no Aeroporto de Guarulhos no passado.

A Invepar não divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2025. Com isso, os números mais recentes anunciados pela companhia são os do quarto trimestre de 2024.

No período, a Invepar reportou prejuízo líquido de R$ 40,4 milhões, revertendo o lucro de R$ 5,2 milhões registrado um ano antes. No acumulado de 2024, o prejuízo foi de R$ 880 milhões, aumento anual de 436%. O impacto negativo é decorrente do resultado da equivalência patrimonial após encerramento das atividades da empresa Concessionaria BR-040 S.A., segundo a companhia.

A dívida bruta da companhia era de R$ 3,3 bilhões ao final de 2024, 4,7% maior do que um ano antes. Já a dívida líquida caiu 61,8% na mesma base comparativa, para R$ 478,4 milhões, refletindo a amortização de principal do período e aumento de caixa e equivalentes, bem como da remuneração das aplicações financeiras, segundo a Invepar.

Com informações de Estadão Conteúdo (Cynthia Decloedt e Elisa Calmon)
Imagem: Agência Brasil

Postagem anterior

Cade analisa nesta quarta se Google abusa de posição dominante no mercado de notícias

Próxima Postagem

Carmed aposta nos Smurfs em nova collab de edição limitada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Carmed aposta nos Smurfs em nova collab de edição limitada

Carmed aposta nos Smurfs em nova collab de edição limitada

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile