Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

MRV&Co tem lucro líquido consolidado de R$ 30,6 milhões no 1º trimestre, queda de 57%

A receita líquida consolidada atingiu R$ 1,689 bilhões, uma ligeira alta de 0,8%

Redação de Redação
11 de maio de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
MRV

A MRV&Co, conglomerado imobiliário que reúne as empresas MRV, Resia, Luggo e Urba, chegou ao fim do primeiro trimestre de 2023 com um lucro líquido de R$ 30,6 milhões, o que representa queda de 57% em relação aos mesmos meses de 2022.

A MRV (que abrange as marcas MRV e Sensia) contribuiu com lucro de R$ 95,8 milhões. Esta divisão de negócios contou com um crédito fiscal de R$ 188 milhões. Sem isso, o grupo teria ficado no vermelho, ainda refletindo os estouros de orçamento de projetos lançados nos idos de 2020 e 2021, quando houve disparada nos custos de construção.

Os outros braços de negócios tiveram prejuízo no período: Resia (R$ 44 milhões), Luggo prejuízo (R$ 7,3 milhões) e Urba (R$ 14,4 milhões).

O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado foi de R$ 63 milhões, baixa de 68% na mesma base de comparação anual.

A receita líquida consolidada atingiu R$ 1,689 bilhões, uma ligeira alta de 0,8%.

AS despesas operacionais totalizaram R$ 384,5 milhões, alta de 78%.

O resultado financeiro (saldo entre receitas e despesas financeiras) gerou uma despesa líquida de R$ 89,3 milhões, enquanto um ano antes gerou receita de R$ 16,4 milhões.

Operacional

Conforme já divulgado na prévia operacional, a MRV&CO realizou lançamentos consolidados 43,6% menores na comparação entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo intervalo de 2022, para um valor geral de vendas (VGV) de R$ 982 milhões – reflexo da pisada de freio nos negócios. Já as vendas se mantiveram firmes. As vendas líquidas consolidadas cresceram 4,3%, para R$ 1,819 bilhão.

Considerando apenas as operações da MRV, os lançamentos caíram 38,7%, para um VGV de R$ 637 milhões, enquanto as vendas líquidas subiram 20,5%, para R$ 1,801 bilhão.

Divisão MRV

O lucro da divisão MRV (que abrange as marcas MRV e Sensia) subiu 254% na comparação entre o primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período de 2022, para R$ 96 milhões.

A empresa registrou um crédito tributário no montante de R$ 188 milhões no primeiro trimestre por conta da compensação de prejuízo fiscal acumulado da holding. O crédito é apenas contábil, isto é, sem agregar ao caixa.

A margem bruta subiu 1,2 ponto porcentual, para 20,6%, enquanto a margem bruta das novas vendas cresceu 7,5 pontos porcentuais, para 30,5%.

A receita líquida teve ligeira alta de 0,3%, para R$ 1,645 bilhão.

O resultado financeiro (saldo entre receitas e despesas financeiras) foi uma despesa líquida de R$ 75,6 milhões, revertendo o saldo positivo de R$ 28,6 milhões de um ano antes.

Estrutura de capital

A MRV&CO teve queima de caixa consolidada de R$ 789 milhões no começo deste ano, devido aos custos de obra acima do esperado, bem como pela ausência de venda de projetos da Resia, nos Estados Unidos.

A dívida líquida consolidada cresceu 70,8% na comparação do primeiro trimestre de 2023 com o mesmo intervalo de 2022, para R$ 5,536 bilhões.

Nesse período, a dívida bruta cresceu 30,9%, totalizando R$ 8,079 bilhões, enquanto as disponibilidades de caixa recuaram 14,8%, para R$ 2,577 bilhões.

Os vencimentos nos próximos 12 meses são de R$ 1,450 bilhão em dívidas corporativas e R$ 211 milhões de financiamentos à produção.

A alavancagem (medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda anualizado) consolidada saltou de 2,30 vezes para 8,21 vezes nessa comparação anual.

Já a alavancagem calculada para fins do cumprimento das obrigações junto a credores (os covenants) ficou em 0,59 vez, enquanto o teto é de 0,65 vez.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Leilão de lote 1 das concessões de rodovias do PR é marcado para 25 de agosto

Próxima Postagem

Heineken expande programa de reciclagem de vidro para 10 capitais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Heineken expande programa de reciclagem de vidro para várias capitais brasileiras

Heineken expande programa de reciclagem de vidro para 10 capitais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.