Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

ESG no BBB: tema ganha foco na casa dos brothers

Programa inclui regras para coleta do lixo dentro da casa e ajuda na conscientização sobre sustentabilidade

Redação de Redação
11 de abril de 2023
no Economia, ESG, Notícias, Varejo com Causa
Tempo de leitura: 3 minutos
Marcas no paredão: benefícios e prejuízos de uma grande exposição como no BBB

Que o Big Brother Brasil (BBB) é a “vitrine mais vigiada do Brasil”, com publicidade espalhada em cada canto da casa, não há dúvidas. Nos últimos anos, o reality show também tem se mostrado um importante propagador de ações de sustentabilidade. 

Signatária do Pacto Global da ONU, a TV Globo traz para o programa alguns compromissos da sua agenda ESG e gera visibilidade para o tema, que está em alta no ambiente corporativo, mas que ainda precisa ser mais conhecido pela população em geral.

Entre as ações de sustentabilidade realizadas no programa nos últimos anos estão aquelas voltadas principalmente para a causa ambiental. A casa dos brothers já teve água de reúso nos banheiros, captação de água de chuva, energia limpa e renovável. 

Na edição de 2023, o foco está na coleta do lixo. Os participantes serão premiados com estalecas – a moeda interna do jogo – de acordo com a qualidade do lixo que entregam. Eles foram treinados para fazer a coleta seletiva e a compostagem dos resíduos. 

A ação faz parte de uma agenda mais ampla da Globo, que há alguns anos vem implementando melhores práticas de gestão ambiental, tendo inclusive se tornado uma empresa Carbono Zero em 2019. 

A iniciativa está alinhada com dois dos seis compromissos que a Globo fez em sua agenda ESG: o compromisso 1, que é “produzir e distribuir conteúdos em sintonia com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental”; e o compromisso 4, que é “valorizar e proteger a biodiversidade, promover a consciência ambiental e respeitar os limites naturais do nosso planeta”.

Exemplo

O incentivo ao tratamento correto do lixo na casa mais vigiada do Brasil também tem o objetivo de ensinar pelo exemplo.

“Ao implementarmos ações de sustentabilidade no BBB, com todo o seu potencial de repercussão na TV aberta, streaming, canais pagos e redes sociais, incentivamos também o público a colocar em prática pequenas mudanças que, no fim do dia, fazem grande diferença para o planeta e beneficiam toda a humanidade”, diz o diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo, Mauricio Gonzalez

A mesma percepção tem a liderança da Braskem, empresa que é parceira da Globo na iniciativa. “Atitudes como essa são importantes para inspirarmos a sociedade. Estamos muito empolgados em fazer parte dessa jornada inédita e potente de conscientização do consumidor”, afirma Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.

Virou meme

O ESG também apareceu nos debates sobre o BBB logo no início desta edição de 2023. E nesse caso o foco não estava no “E” de environmental (ambiental), mas de no “S” de social. O tema ganhou o público quando o programa divulgou a lista de participantes, entre eles Sarah Aline, que é uma das anônimas da competição, e que trabalha como analista de diversidade, uma profissão em alta nas empresas mais preocupadas com o ESG.

Nas redes sociais, a informação virou meme e debate sobre o que seria uma pessoa que “analisa a diversidade de uma empresa”, uma excelente brecha para discutir a importância desse profissional. Com a polêmica, o Google registrou um aumento repentino de busca pela expressão “analista de diversidade” e pela pergunta “o que faz um analista de diversidade?”

Com ações intencionais como a regra da coleta de lixo ou mesmo com situações não planejadas como a polêmica da profissão, o reality show levanta a bola do ESG e leva o tema para milhares de telespectadores. Bem na linha do que planeja o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, que garantiu que o tema aparecerá cada vez mais na emissora. No dia em que a Globo se tornou signatária do Pacto Global da ONU. 

“Há anos apoiamos a mobilização em prol de causas relevantes para a sociedade, por meio do jornalismo, do esporte, do entretenimento e de nossa atuação institucional. A partir de agora, vamos articular as iniciativas, de forma unificada, definindo metas assertivas e transparentes e, principalmente, visão de longo prazo”, diz Marinho.

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

WhatsApp começa a operar pagamentos para empresas no Brasil nesta terça-feira

Próxima Postagem

Dólar cai para R$ 5 e fecha no menor valor em dez meses

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
EUA tarifas

Dólar cai para R$ 5 e fecha no menor valor em dez meses

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.