Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Mercado&Consumo

Lojas de bairro são as preferidas do consumidor em BH

Redação de Redação
11 de abril de 2017
no Mercado&Consumo, Notícias, Pontos comerciais, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O dado é de pesquisa realizada pela Fecomércio MG para identificar os fatores que influenciam a escolha dos locais de compra em Belo Horizonte

Com o objetivo de conhecer ainda mais o perfil dos consumidores e os fatores que influenciam a escolha dos locais de compra, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou, pela primeira vez, uma pesquisa sobre o tema na capital mineira. O estudo Escolha do Local de Compra – Opinião do Consumidor 2017 identificou que mais de 75% dos consumidores da cidade utilizam as lojas de bairro/vizinhança. Os shoppings centers são a opção em 57,4% dos casos, e os estabelecimentos do hipercentro, em 54,4%.

O preço das mercadorias é o principal quesito para a definição do lugar, tendo grande influência para 91,3% das pessoas. Qualidade do atendimento e variedade dos produtos, com 77,7% e 76,8%, respectivamente, são outros critérios adotados. A localização exerce grande motivação em 67,8% dos entrevistados. “Comprar no bairro onde mora ou perto de onde trabalha é, muitas vezes, uma forma de não perder tempo, principalmente se o cliente encontra preços mais baixos e diversidade, como a pesquisa mostrou. Ele prefere resolver tudo em um único lugar”, argumenta a analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro.

Praticidade e comodidade são justamente os aspectos que melhor explicam o perfil de consumo no bairro/vizinhança. De acordo com o levantamento, o público dessas lojas está concentrado na faixa etária acima de 60 anos (54%). Outros 33,7% possuem entre 45 e 59 anos. A localização/fácil acesso é a justificativa de 82,9% dos entrevistados para a escolha, seguida da comodidade (22,7%). A alimentação é o grupo de produtos e serviços mais procurados (25%).

Já os shoppings centers aparecem como um polo de atração para os mais jovens: quase 59% dos frequentadores têm entre 16 e 34 anos, enquanto aqueles com mais de 60 representam apenas 4,8%. “Há uma grande diferença entre essas duas áreas, provavelmente pela própria configuração dos shoppings, que oferecem uma gama de produtos e serviços, como entretenimento, voltada para um perfil mais jovem”, ressalta Elisa. Entre os produtos mais consumidos estão roupas, calçados e acessórios (63,1%), eletrônicos (39,4%), telefonia (15,7%) e alimentação (14,8%).

O hipercentro, por sua vez, mostrou-se como a região com maior diversificação, englobando praticamente todas as faixas etárias na mesma proporção. A preferência de compra inclui roupas, calçados e acessórios (73,7%), alimentação (47,4%) e eletrônicos (37,6%). O questionário da Fecomércio MG também investigou a frequência em outros polos comerciais de BH. Os shoppings populares e o Mercado Central se destacaram, sendo procurados por 44,6% da população.

Fonte: SM

Postagem anterior

Varejo quer fisgar FGTS, mas consumidor deve ter cautela

Próxima Postagem

TEMPORÁRIO CONTRATADO NO NATAL PODERÁ FICAR ATÉ O DIA DOS PAIS

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

TEMPORÁRIO CONTRATADO NO NATAL PODERÁ FICAR ATÉ O DIA DOS PAIS

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile