Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Em expansão, Unidas vai abrir mais 31 lojas para enfrentar mercado acirrado

Maior desafio das locadoras tem sido garantir a compra de carros em volumes necessários

Redação de Redação
11 de janeiro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Unidas

O mercado de locação de veículos está cada vez mais acirrado, em meio a uma persistente crise de oferta pelas montadoras. Para fazer frente a esse cenário, a Unidas tem um plano de abrir 19 lojas de aluguel e 12 de vendas de seminovos em 2023, superando a marca de 230 lojas no País.

“Temos uma expansão programada das lojas de RAC (rent a car, ou locação) e seminovos. Não vai ser do dia para a noite, mas serão suficientes para nos posicionar no Brasil inteiro. Vamos crescer”, disse o CEO da Unidas, Cláudio Zattar.

O grupo é resultado da união da Ouro Verde – controlada pela Brookfield – com a divisão de RAC da Unidas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) exigiu a venda dessa divisão para a conclusão da fusão com a Localiza.

Zattar afirma que 2022 foi um ano de aprendizado, diante do elevado patamar de juros no País. “Taxa de juros alta é um veneno para o nosso setor, que é intensivo em capital. Apesar disso, nosso desempenho não foi afetado. Se não fosse o juro elevado, entregaríamos um resultado ainda melhor.”

O maior desafio das locadoras tem sido garantir a compra de carros em volumes necessários para atender à demanda aquecida e também para renovar a frota, algo primordial para manter os custos competitivos. A crise global de oferta de semicondutores atinge as montadoras desde o início da pandemia e ainda não há um horizonte claro de restabelecimento integral do fornecimento desses componentes.

No entanto, o CEO da Unidas segue otimista. “O que temos ouvido das montadoras é que não vai faltar produção”, diz. Ele afirma que, diante do arrefecimento das vendas de veículos no varejo, as locadoras têm aumentado a participação nas vendas das montadoras. Prova disso é que as empresas do setor reportaram crescimento da frota no terceiro trimestre de 2022.

Apesar disso, a renovação dos veículos não tem sido tão fácil. Ao fim de novembro, a idade média da frota do setor era de 27 meses, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) – depois de ter alcançado o pico de 30 meses.

Zattar observa, contudo, que a programação de entregas das montadoras está sendo respeitada. “A indústria tem sinalizado que vai nos atender, muito melhor do que no ano passado.” Atualmente, a idade média da frota de RAC da Unidas é de cerca de 14,5 meses.

O executivo acrescenta que a equipe de terceirização de frotas está aprendendo como funciona o negócio de RAC, que, segundo ele, é totalmente diferente. “Nosso pessoal de fleet teve de aprender como desmobilizar grandes volumes de carros em menos tempo, (com) quais fornecedores trabalhar, entre outras questões.”

Perspectivas

Na avaliação de Zattar, a Selic deve começar a recuar gradualmente a partir do segundo semestre. “Se não houver nenhum fato extraordinário, a perspectiva é de que isso aconteça. Se (o juro) aumentar, estaremos preparados, aprendemos a lidar com isso.”

A receita da companhia, segundo o executivo, é trabalhar com austeridade de custos e disciplina financeira. Zattar diz ainda que, apesar da desaceleração dos preços dos seminovos nos últimos meses, a queda será gradual. “Vamos ter no mínimo um primeiro semestre pleno, tudo que vendermos [nesse período] vai ser com um resultado surreal”, afirma.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

O Boticário aposta no game Fortnite para lançamento de novas fragrâncias Egeo

Próxima Postagem

Entregas de aviões da Airbus aumentaram em 2022 em relação ao ano anterior

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Entregas de aviões da Airbus aumentaram em 2022 em relação ao ano anterior

Entregas de aviões da Airbus aumentaram em 2022 em relação ao ano anterior

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.