Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Fiat vê melhora no abastecimento de peças e antecipa volta de operários

Montadora projeta crescimento de 10% a 12% do mercado de veículos leves no ano que vem

Redação de Redação
10 de dezembro de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Fiat vê melhora no abastecimento de peças e antecipa volta de operários

A percepção de que o pior momento da crise de fornecimento de peças ficou para trás fez a Fiat antecipar na segunda-feira a volta de 970 dos 1,8 mil trabalhadores que estavam havia dois meses afastados da produção na fábrica de Betim, em Minas Gerais. Nesta sexta-feira, 10, durante apresentação à imprensa das perspectivas da montadora, o presidente da Stellantis na região, Antonio Filosa, projetou crescimento de 10% a 12% do mercado de veículos leves no ano que vem, quando, acredita, haverá maior equilíbrio, ainda que não por completo, no abastecimento de componentes eletrônicos.

A tendência é que os demais operários em layoff (suspensão de contratos de trabalho) da fábrica que produz os modelos mais populares do grupo voltem, como já estava previsto, após as férias tradicionais do fim de ano.

“Em relação aos semicondutores, temos sinais de que começa a haver equilíbrio. Não vai se equilibrar totalmente, mas vai melhorar em relação à performance anterior”, disse Filosa.

Segundo ele, tanto os fornecedores quanto a própria indústria de veículos global vêm se movimentando para reduzir a escassez de chips, responsável atualmente pelo maior gargalo de produção nas montadoras. “Não posso ser louco e falar que os problemas vão acabar, mas vejo sinais de melhora da oferta de semicondutores … Devemos ter menos problemas em 2022”, acrescentou o presidente da Stellantis.

Liderança no Brasil

Ao explicar por que a Fiat está terminando o ano como a marca de carro mais vendida no País, Filosa disse que, na “luta pelos semicondutores”, a montadora perdeu menos produção do que a maioria dos concorrentes. Nas contas dele, a Fiat conseguiu ganhar 2,5 pontos porcentuais em participação de mercado por não ter tido que parar tanto a produção quanto a concorrência.

No objetivo de não perder posições conquistadas quanto as demais fabricantes tiverem melhor condição de produzir, a montadora conta com o sucesso de lançamentos recentes e previstos para 2022. “Plantamos as sementes para ter um ano cheio de tudo isso novos modelos em 2022, quando também vamos lançar mais carros. O único direito que tenho depois de pedir tantos investimentos aos acionistas é crescer.”

Mesmo com a volatilidade que costuma marcar anos eleitorais, em especial no câmbio, a direção da Stellantis reafirmou o programa de investimentos, lançado há mais de dois anos, que prevê R$ 7,5 bilhões, até 2023, na fábrica que produz modelos da Fiat e da Jeep em Pernambuco. O valor inclui a chegada de novos fornecedores de peças – a meta é alcançar 60 deles no entorno do parque industrial.

Sobre o desempenho financeiro do grupo na América do Sul, Filosa disse que cabe ao presidente global do grupo, o português Carlos Tavares, fazer o anúncio. Adiantou, porém, que a rentabilidade foi melhor do que a do ano passado, quando a montadora ficou no chamado breakeven, ou seja praticamente no zero a zero entre receitas e despesas.

Com informações de Estadão Conteúdo (Eduardo Laguna)

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Vaivém do mercado: Movimentações de Bimbo Brasil, unico e Logicalis

Próxima Postagem

Nubank termina semana valendo US$ 54,6 bilhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Nubank anuncia serviço de compras de passagens aéreas e hotéis para a alta renda

Nubank termina semana valendo US$ 54,6 bilhões

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.