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Home E-commerce

Pequenas e médias empresas se juntam às gigantes do mercado na preparação para a Black Friday

Aumento na procura por envelopes de segurança, usados na entrega de produtos comprados online, mostra maior diversidade de negócios de olho na data

Redação de Redação
10 de novembro de 2022
no E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Pequenas e médias empresas se juntam às gigantes do mercado na preparação para a Black Friday
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A Black Friday, data principal de vendas para o varejo online com a oferta de descontos, está mais democrática e diversificada ao ter cada vez mais empresas de olho no apetite de consumo dos brasileiros no fim de novembro.

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A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que sejam movimentados R$ 6,05 bilhões em vendas neste ano, um crescimento de 3,5% sobre o ano passado.

Pequenos e médios negócios procuram planejar e estruturar as empresas para ‘surfar’ a onda de faturamento da Black Friday junto com as grandes marcas do varejo.

Um exemplo deste movimento do mercado é a compra de envelopes de segurança, usados na logística de entrega de produtos comprados on-line. A Vértice Embalagens, que fabrica estes envelopes em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), teve crescimento de 217% na base de clientes no período de julho a setembro, meses em que o comércio eletrônico organiza estoque e insumos para a Black Friday.

A maior procura têm sido por envelopes personalizados, em que a marca pode imprimir sua identidade e criar uma experiência de relacionamento com o cliente através da embalagem no momento da chegada do produto.

“Desde o início deste ano vimos uma estabilidade de volumes contratados pelas grandes contas com quantidades muito próximas de 2021, tendo em vista o cenário de reabertura das lojas físicas após a pandemia. A partir de julho chamou a atenção o aumento de cadastro de pequenas e médias empresas, de ramos de negócios diversificados, em busca de envelopes personalizados para a Black Friday. Percebemos a intenção de qualificar a jornada do cliente do e-commerce, sem deixar as lojas físicas de lado”, conta Adriano Greca, diretor de Operações da Vértice Embalagens.

A ‘Miau Moda Kids’, que comercializa roupas e acessórios para bebês e crianças de até três anos, é uma amostra do que acontece neste ano. A empresa tem pouco mais de dois anos de operação e, pela primeira vez, desenhou uma estratégia específica para a Black Friday.

“Nos outros anos fizemos tudo que não deve ser feito. Pensamos toda a ação em cima da hora e tivemos prejuízos. Agora, nos organizamos e começamos a montar a nossa Black Friday em agosto buscando melhores negociações que garantam um lucro mínimo saudável. A intenção é fortalecer nossa base de clientes para que eles continuem comprando depois. O envelope personalizado encaixa nisto, cria uma aderência à marca. As pessoas compartilham em redes sociais a experiência de receber a encomenda e ali tem nosso site e nossas redes sociais”, explica Vinicius Vignol Pedroso, diretor-geral da empresa.

Imagem: Shutterstock

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