Com um ticket médio três vezes maior do que a média de outras audiências, o público gamer cresceu quase 80% no Mercado Livre entre abril de 2024 e abril de 2025, de acordo com um levantamento do Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do marketplace. Durante o mesmo período, o valor gasto pelos compradores desse perfil mais que dobrou na plataforma.
De acordo com os dados, esse público tem preferência por monitores gamers, consoles e notebooks gamers. No mesmo carrinho, esses consumidores costumam agregar outros produtos, como acessórios para celulares, itens de cozinha, materiais escolares e móveis para casa. Ao longo dos 12 meses seguintes, além desses itens, voltam ao marketplace para adquirir produtos de diversas categorias, incluindo itens para automóveis e calçados. Esse público faz, em média, 829 buscas por minuto e compra pelo menos dois produtos da categoria por ano.
“Os compradores gamers têm uma frequência e recorrência de compra 30% maior do que a média do Mercado Livre, com destaque para a aquisição de produtos de alto valor que ofereçam performance, boa resolução, design, durabilidade e facilidade de upgrade. São milhões de usuários navegando neste universo, o que reflete em um aumento de 56% nas buscas desta categoria”, afirma Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.
Os consumidores gamers são majoritariamente do gênero masculino, representando cerca de 74%, possuem idade entre 25 e 44 anos (60%) e vivem, em sua maioria, na região Sudeste, sendo 55% deles nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Mais receptivos aos anúncios online
O Mercado Ads revela ainda que os brasileiros são mais influenciados por anúncios de produtos gamers em comparação com outras categorias. Cerca de sete em cada dez respondentes da pesquisa encomendada à Ipsos afirmaram ter comprado um produto pela primeira vez após serem impactados por uma publicidade. Quando se trata de itens relacionados aos games, o índice sobe para 81%.
A pesquisa mostra também que nove em cada dez compradores gamers buscam o mesmo produto no Mercado Livre mesmo quando estão em lojas físicas.
Imagem: Envato




