Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo farmacêutico cresce dois dígitos, mas setor enfrenta desafios

Redação de Redação
10 de setembro de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

O setor movimentou R$ 79,2 bilhões de janeiro a julho, com faturamento 12,7% superior ao do mesmo período do ano passado. Mas apesar dos números, as incertezas em torno da Covid-19 e o maior nível de exigência do consumidor impõem desafios extras para as farmácias e drogarias.

Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up International e que deu início ao painel, destacou alguns desdobramentos da pandemia para a cadeia farmacêutica. “Por pressão de custos, a indústria tende a promover uma migração estratégica dos princípios ativos hoje concentrados na China e na Índia. Olhando para o varejo, as projeções de queda do PIB afetam a renda do consumidor e fazem despencar a cobertura de saúde privada. Em médio prazo, isso poderá criar barreiras para acesso a medicamentos e comprometer as atuais margens do setor”, adverte.

Na sua visão, os genéricos podem assumir um novo patamar pelo fator preço. Outro dado relevante é o aumento de 16% nas prescrições das sete principais classes terapêuticas ligadas ao sistema nervoso central. Os produtos OTC vêm perdendo espaço na cesta do cliente, enquanto suplementos e vitaminas seguem em franca ascensão. “Mas todos esses indicadores podem mudar em função da total incógnita sobre o combate ao coronavírus. Teremos vacina? Se a tivermos, a imunização será lenta?”, pondera.

Paiva, porém, foi taxativo ao afirmar que o momento é ideal para repensar o sortimento e o modelo de lojas. “O consumidor deverá ir à farmácia com menos frequência, mas precisará encontrar todos os produtos que deseja quando estiver na loja. O varejo terá a obrigação de acelerar o conceito de drugstore e reforçar o foco em conveniência”, observa. Nesse quesito, ele entende que as grandes redes saem na frente por terem 78% das unidades com sortimento elevado, acima de 7,3 mil SKUs.

Será necessário também um novo olhar sobre a abertura de lojas, já que os PDVs deverão estar próximos a áreas de concentração residencial e não mais em zonas comerciais. “Isso dificulta as farmácias independentes e de menor porte, ao mesmo tempo em que gera uma saturação mais rápida do modelo de crescimento orgânico das grandes redes. Uma saída pode estar na aposta em cidades de menor porte, tendo os serviços farmacêuticos como alicerces”, aconselha.

Projeções otimistas x maturidade digital

Sydney Clark, vice-presidente sênior da IQVIA, apresentou perspectivas de crescimento do varejo farma até o fim do ano – de 7,5% a 8,5% em volume de unidades e 8,5% a 10% em valores. Nos últimos 12 meses até julho, as vendas totalizam R$ 132,9 bilhões, contra R$ 124 bilhões de janeiro a dezembro de 2019. Medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, analgésicos, remédios contra azia, acidez e dor muscular, além das vitaminas, vêm sendo determinantes para essa evolução.

“Mas quando chegar 2021, com a Covid-19 sob relativo controle ou com uma vacina? O paciente continuará aderente ao tratamento? As vitaminas seguirão em alta? O varejo conseguirá retomar a comercialização de produtos que perderam espaço na prateleira?”, contesta. “São muitas as incertezas que dificultam a tomada de decisões. Um fato, entretanto, é inquestionável. As farmácias precisarão se adaptar a um shopper cada vez mais sofisticado e aberto a experiências multicanal”, acrescenta.

E é nesse ponto que o setor esbarra em mais um obstáculo: a transformação digital. Pesquisa recente da IQVIA, inclusive, apontou um descompasso na percepção sobre esse tema. Enquanto 58% dos executivos da indústria consideram os investimentos nessa área extremamente relevantes, apenas 31% dos varejistas compartilham do mesmo princípio. “É preciso haver uma maior convergência setorial. Só assim será possível proporcionar ao consumidor uma experiência digital mais eficiente, em sintonia com a jornada no ambiente da loja”, opina.

Com informações do portal Panorama Farmacêutico.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Empresas têm cinco dias para explicar alta no preço do arroz

Próxima Postagem

Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.