Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo farmacêutico cresce dois dígitos, mas setor enfrenta desafios

Redação de Redação
10 de setembro de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

O setor movimentou R$ 79,2 bilhões de janeiro a julho, com faturamento 12,7% superior ao do mesmo período do ano passado. Mas apesar dos números, as incertezas em torno da Covid-19 e o maior nível de exigência do consumidor impõem desafios extras para as farmácias e drogarias.

Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up International e que deu início ao painel, destacou alguns desdobramentos da pandemia para a cadeia farmacêutica. “Por pressão de custos, a indústria tende a promover uma migração estratégica dos princípios ativos hoje concentrados na China e na Índia. Olhando para o varejo, as projeções de queda do PIB afetam a renda do consumidor e fazem despencar a cobertura de saúde privada. Em médio prazo, isso poderá criar barreiras para acesso a medicamentos e comprometer as atuais margens do setor”, adverte.

Na sua visão, os genéricos podem assumir um novo patamar pelo fator preço. Outro dado relevante é o aumento de 16% nas prescrições das sete principais classes terapêuticas ligadas ao sistema nervoso central. Os produtos OTC vêm perdendo espaço na cesta do cliente, enquanto suplementos e vitaminas seguem em franca ascensão. “Mas todos esses indicadores podem mudar em função da total incógnita sobre o combate ao coronavírus. Teremos vacina? Se a tivermos, a imunização será lenta?”, pondera.

Paiva, porém, foi taxativo ao afirmar que o momento é ideal para repensar o sortimento e o modelo de lojas. “O consumidor deverá ir à farmácia com menos frequência, mas precisará encontrar todos os produtos que deseja quando estiver na loja. O varejo terá a obrigação de acelerar o conceito de drugstore e reforçar o foco em conveniência”, observa. Nesse quesito, ele entende que as grandes redes saem na frente por terem 78% das unidades com sortimento elevado, acima de 7,3 mil SKUs.

Será necessário também um novo olhar sobre a abertura de lojas, já que os PDVs deverão estar próximos a áreas de concentração residencial e não mais em zonas comerciais. “Isso dificulta as farmácias independentes e de menor porte, ao mesmo tempo em que gera uma saturação mais rápida do modelo de crescimento orgânico das grandes redes. Uma saída pode estar na aposta em cidades de menor porte, tendo os serviços farmacêuticos como alicerces”, aconselha.

Projeções otimistas x maturidade digital

Sydney Clark, vice-presidente sênior da IQVIA, apresentou perspectivas de crescimento do varejo farma até o fim do ano – de 7,5% a 8,5% em volume de unidades e 8,5% a 10% em valores. Nos últimos 12 meses até julho, as vendas totalizam R$ 132,9 bilhões, contra R$ 124 bilhões de janeiro a dezembro de 2019. Medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, analgésicos, remédios contra azia, acidez e dor muscular, além das vitaminas, vêm sendo determinantes para essa evolução.

“Mas quando chegar 2021, com a Covid-19 sob relativo controle ou com uma vacina? O paciente continuará aderente ao tratamento? As vitaminas seguirão em alta? O varejo conseguirá retomar a comercialização de produtos que perderam espaço na prateleira?”, contesta. “São muitas as incertezas que dificultam a tomada de decisões. Um fato, entretanto, é inquestionável. As farmácias precisarão se adaptar a um shopper cada vez mais sofisticado e aberto a experiências multicanal”, acrescenta.

E é nesse ponto que o setor esbarra em mais um obstáculo: a transformação digital. Pesquisa recente da IQVIA, inclusive, apontou um descompasso na percepção sobre esse tema. Enquanto 58% dos executivos da indústria consideram os investimentos nessa área extremamente relevantes, apenas 31% dos varejistas compartilham do mesmo princípio. “É preciso haver uma maior convergência setorial. Só assim será possível proporcionar ao consumidor uma experiência digital mais eficiente, em sintonia com a jornada no ambiente da loja”, opina.

Com informações do portal Panorama Farmacêutico.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Empresas têm cinco dias para explicar alta no preço do arroz

Próxima Postagem

Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile