Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Notícias

Varejo farmacêutico cresce dois dígitos, mas setor enfrenta desafios

Redação de Redação
10 de setembro de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

O setor movimentou R$ 79,2 bilhões de janeiro a julho, com faturamento 12,7% superior ao do mesmo período do ano passado. Mas apesar dos números, as incertezas em torno da Covid-19 e o maior nível de exigência do consumidor impõem desafios extras para as farmácias e drogarias.

[the_ad id="138406"]

Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up International e que deu início ao painel, destacou alguns desdobramentos da pandemia para a cadeia farmacêutica. “Por pressão de custos, a indústria tende a promover uma migração estratégica dos princípios ativos hoje concentrados na China e na Índia. Olhando para o varejo, as projeções de queda do PIB afetam a renda do consumidor e fazem despencar a cobertura de saúde privada. Em médio prazo, isso poderá criar barreiras para acesso a medicamentos e comprometer as atuais margens do setor”, adverte.

Na sua visão, os genéricos podem assumir um novo patamar pelo fator preço. Outro dado relevante é o aumento de 16% nas prescrições das sete principais classes terapêuticas ligadas ao sistema nervoso central. Os produtos OTC vêm perdendo espaço na cesta do cliente, enquanto suplementos e vitaminas seguem em franca ascensão. “Mas todos esses indicadores podem mudar em função da total incógnita sobre o combate ao coronavírus. Teremos vacina? Se a tivermos, a imunização será lenta?”, pondera.

[the_ad id="99067"]

Paiva, porém, foi taxativo ao afirmar que o momento é ideal para repensar o sortimento e o modelo de lojas. “O consumidor deverá ir à farmácia com menos frequência, mas precisará encontrar todos os produtos que deseja quando estiver na loja. O varejo terá a obrigação de acelerar o conceito de drugstore e reforçar o foco em conveniência”, observa. Nesse quesito, ele entende que as grandes redes saem na frente por terem 78% das unidades com sortimento elevado, acima de 7,3 mil SKUs.

Será necessário também um novo olhar sobre a abertura de lojas, já que os PDVs deverão estar próximos a áreas de concentração residencial e não mais em zonas comerciais. “Isso dificulta as farmácias independentes e de menor porte, ao mesmo tempo em que gera uma saturação mais rápida do modelo de crescimento orgânico das grandes redes. Uma saída pode estar na aposta em cidades de menor porte, tendo os serviços farmacêuticos como alicerces”, aconselha.

Projeções otimistas x maturidade digital

Sydney Clark, vice-presidente sênior da IQVIA, apresentou perspectivas de crescimento do varejo farma até o fim do ano – de 7,5% a 8,5% em volume de unidades e 8,5% a 10% em valores. Nos últimos 12 meses até julho, as vendas totalizam R$ 132,9 bilhões, contra R$ 124 bilhões de janeiro a dezembro de 2019. Medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, analgésicos, remédios contra azia, acidez e dor muscular, além das vitaminas, vêm sendo determinantes para essa evolução.

“Mas quando chegar 2021, com a Covid-19 sob relativo controle ou com uma vacina? O paciente continuará aderente ao tratamento? As vitaminas seguirão em alta? O varejo conseguirá retomar a comercialização de produtos que perderam espaço na prateleira?”, contesta. “São muitas as incertezas que dificultam a tomada de decisões. Um fato, entretanto, é inquestionável. As farmácias precisarão se adaptar a um shopper cada vez mais sofisticado e aberto a experiências multicanal”, acrescenta.

E é nesse ponto que o setor esbarra em mais um obstáculo: a transformação digital. Pesquisa recente da IQVIA, inclusive, apontou um descompasso na percepção sobre esse tema. Enquanto 58% dos executivos da indústria consideram os investimentos nessa área extremamente relevantes, apenas 31% dos varejistas compartilham do mesmo princípio. “É preciso haver uma maior convergência setorial. Só assim será possível proporcionar ao consumidor uma experiência digital mais eficiente, em sintonia com a jornada no ambiente da loja”, opina.

Com informações do portal Panorama Farmacêutico.
* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Empresas têm cinco dias para explicar alta no preço do arroz

Próxima Postagem

Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Alma de Comerciante! Você tem? 7 qualidades para o sucesso do varejo

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.