Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Gestão

“Não sou mãe de funcionário”: Qu Jing se desculpa após declarações sobre trabalho

Qu Jing causou clamor público na China depois de dar a entender em vídeos que não se preocupava com seus funcionários

Redação de Redação
10 de maio de 2024
no Economia, Gestão, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
"Não sou mãe de funcionário": Qu Jing se desculpa após declarações sobre trabalho

Uma importante executiva de relações públicas da empresa chinesa de tecnologia Baidu pediu desculpas na quinta-feira, 9, depois de fazer comentários em uma série de vídeos que, segundo os críticos, glorificavam uma cultura de excesso de trabalho.

A chefe de comunicações do Baidu, Qu Jing, causou clamor público na China depois que deu a entender nos vídeos que não se preocupava com seus funcionários, pois “não era mãe deles”, e disse que só se importava com os resultados. Ela também disse que a relação entre ela e seus subordinados era puramente uma “relação empregador-empregado”.

A reação foi rápida, com muitas pessoas em plataformas de mídia social, como o Weibo, criticando Qu por sua falta de empatia.

Qu publicou um pedido de desculpas na quinta-feira, 9, em sua conta particular do WeChat, onde ela “pediu sinceras desculpas a todos os internautas” e esclareceu que não havia solicitado a permissão da Baidu antes de publicar os vídeos.

Qu disse que seus vídeos curtos não representavam a posição do Baidu. O Baidu opera a ferramenta de busca dominante na China, bem como o Ernie Bot, um serviço de inteligência artificial (IA) semelhante ao ChatGPT.

“Muitas das críticas são muito pertinentes, estou refletindo profundamente e as aceito com humildade”, disse ela. “Há muitas coisas inapropriadas (ditas) no vídeo que causaram mal-entendidos externos sobre os valores e a cultura corporativa da empresa, causando sérios danos. Peço sinceras desculpas”.

Qu também se comprometeu a melhorar seu estilo de comunicação e gestão e a se preocupar mais com seus colegas. O Baidu não se pronunciou.

O meio de comunicação online chinês 36Kr informou na quinta-feira que Qu havia deixado seu cargo no Baidu. A Associated Press não conseguiu verificar de forma independente a saída de Qu.

Os vídeos, que desde então foram retirados do ar, surgiram em um momento em que muitos jovens na China estão se opondo a uma cultura de competição e horas exaustivas no local de trabalho.

“Por que eu deveria levar em consideração a família de minha funcionária?”
Qu foi criticada por uma série de assuntos que mencionou na série de vídeos curtos no Douyin.

Na série, ela mencionou o incidente de alguns funcionários que enviaram centenas de cartas de reclamação contra ela para o escritório e ameaçaram arruinar suas carreiras, garantindo que eles nunca mais conseguiriam encontrar um emprego no setor.

Em um dos vídeos, ela criticou um funcionário que se recusou a fazer uma viagem de negócios de 50 dias durante a pandemia da covid-19. A China havia implementado restrições rigorosas de viagem que, às vezes, incluíam semanas de quarentena para viagens até mesmo dentro do país.

“Por que eu deveria levar em consideração a família de minha funcionária? Não sou a sogra dela”, disse Qu, acrescentando que se os funcionários se recusassem a fazer essas viagens de negócios, não receberiam aumentos salariais ou promoções no emprego.

As empresas chinesas de tecnologia há muito tempo são criticadas por suas longas jornadas de trabalho.

Um debate público foi desencadeado nos últimos anos sobre a cultura de trabalho “996?, em que se esperava que os funcionários de empresas de tecnologia trabalhassem das 9h às 21h, seis dias por semana. A questão também foi destacada após a morte de dois funcionários da empresa chinesa de comércio eletrônico Pinduoduo, um dos quais teve um colapso repentino na rua quando voltava do trabalho para casa.

Jack Ma, fundador do Alibaba, também enfrentou críticas em 2019 por endossar a cultura da jornada de trabalho de 12 horas, dizendo que aqueles que gostavam de seu trabalho não achariam a prática das “996? um problema.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Reprodução/Baidu

Postagem anterior

Oxxo leva projeto de lojas emblemáticas para Santos em parceria com a Pepsi

Próxima Postagem

Windows 11: Microsoft agora quer um “companheiro” para o menu iniciar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Windows 11: Microsoft agora quer um "companheiro" para o menu iniciar

Windows 11: Microsoft agora quer um "companheiro" para o menu iniciar

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.