Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Eataly Brasil diz que perda da marca não é definitiva; empresa enfrentou ação de despejo

Detentora da rede no país perdeu o direito de usar a marca no início de janeiro por descumprir acordos contratuais

Redação de Redação
10 de fevereiro de 2025
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Eataly Brasil diz que perda da marca não é definitiva; empresa enfrenta ação de despejo

Após ser obrigada a retirar as menções relacionada à marca “Eataly”, fundada na Itália, mas com lojas por todo o mundo, a Eataly Brasil revelou que tal decisão não é definitiva. “O Eataly Brasil informa que a questão relacionada ao direito de uso da marca no País está em processo de arbitragem. O caso permanece sob sigilo, sem decisão definitiva até o momento, e será analisado pelas instâncias competentes. A empresa reafirma seu compromisso em cumprir integralmente a legislação vigente e respeitar as determinações judiciais e arbitrais aplicáveis”, revelou em nota à imprensa.

A decisão foi tomada no início de janeiro deste ano, por descumprimento de acordos contratuais com a Eataly S.p.A., detentora italiana da marca.

No momento, a franqueada brasileira vem passando por um processo de recuperação judicial. “O Eataly Brasil solicitou um pedido de Recuperação Judicial com o propósito de viabilizar a continuidade do processo de mediação com credores, buscando a melhor solução para créditos em aberto. Essa decisão reflete o compromisso da empresa com uma negociação estruturada, que proporcione um acordo seguro, ágil e equilibrado para todas as partes envolvidas”, continua a nota.

Para Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, consultoria especializada no setor, a recuperação do direito de uso é um ativo muito importante para os investidores do negócio, uma vez que ela é fundamental para seguir atraindo consumidores. “O uso da marca sinaliza que padrões internacionais estão sendo seguidos e, para quem nunca foi, é a certeza de que está recebendo a promessa da marca e para quem já é cliente é a certeza de que tem um mix alinhado aos padrões globais do negócio”, revela Cristina.

A executiva entende que as dificuldades encontradas por grandes marcas do foodservice no Brasil ainda tem a ver com os efeitos da pandemia. “Em 2020 e 2021 tivemos a pandemia. Em 2022 recuperamos o faturamento de 2019, que não foi recuperado pelo retorno de tráfego, mas pelo repasse de aumento dos preços. Então, o mercado Brasileiro convive com o desafio de conquistar essa reaceleração. Porém em 2023 o crescimento foi de 1,5%, e em 2024, apesar de não termos a divulgação oficial do Instituto Foodservice Brasil, temos uma previsão de um crescimento de faturamento na faixa de 4% e uma retração de tráfego na ordem de -2%”, comenta a especialista.

“O Eataly, apesar de uma marca forte internacional, apostou em região para escolha da sua localização, mas, não contou com o efeito pós novidade. Que exige tráfego. E, parece que esse foi uma grande questão. Além, claro, da alta do dólar e do euro dificultaram a vida de qualquer negócio que tem a base na importação de insumos, como é a estratégia do Eataly Brasil”, finaliza Cristina Souza.

Confira abaixo a nota na íntegra:

“O Eataly Brasil informa que a questão relacionada ao direito de uso da marca no país está em processo de arbitragem. O caso permanece sob sigilo, sem decisão definitiva até o momento, e será analisado pelas instâncias competentes. A empresa reafirma seu compromisso em cumprir integralmente a legislação vigente e respeitar as determinações judiciais e arbitrais aplicáveis.

Além disso, o Eataly Brasil solicitou um pedido de Recuperação Judicial com o propósito de viabilizar a continuidade do processo de mediação com credores, buscando a melhor solução para créditos em aberto. Essa decisão reflete o compromisso da empresa com uma negociação estruturada, que proporcione um acordo seguro, ágil e equilibrado para todas as partes envolvidas.

É importante destacar que esse processo não impacta as operações da empresa, nem interfere no cumprimento de obrigações contratuais, fluxos regulares de pagamento ou nas condições previamente acordadas com parceiros e fornecedores.

O Eataly Brasil mantém, ainda, seu compromisso integral com seus colaboradores e com a excelência que caracteriza a experiência oferecida aos clientes. A empresa segue atuando com responsabilidade e consistência, com foco na sustentabilidade e no crescimento do negócio, reafirmando sua dedicação a todos os seus públicos.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Bradesco passa a permitir pagamentos com biometria facial em lojas da Casas Bahia

Próxima Postagem

Argentinos lotam lojas da Havan no verão e impulsionam vendas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Argentinos lotam lojas da Havan no verão e impulsionam vendas

Argentinos lotam lojas da Havan no verão e impulsionam vendas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile