Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

Valor do frete faz 75% dos brasileiros desistirem de compras online

Pesquisa também mostra que falta de confiança no marketplace é outro grande motivo de desistência

Redação de Redação
10 de fevereiro de 2023
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Definição do ICMS para compras internacionais é o início do plano de conformidade, diz Haddad Valor do frete faz 75% dos brasileiros desistirem de compras online
[the_ad id="169690"]

Em sua terceira edição realizada em parceria com a Opinion Box, a State of Search Brasil aponta o comportamento de busca dos usuários online brasileiros. O objetivo da pesquisa é ter dados nativos que auxiliem profissionais de marketing digital a entender como é a jornada de compra e qual o papel do Google e das redes sociais neste processo.

[the_ad id="138406"]

O Google é o buscador mais utilizado pelos brasileiros e para 86% dos respondentes os motivos para busca são pesquisar sobre conteúdos e informações de produtos que desejam adquirir. Já 74% usam o buscador com a intenção de compra direta. Um outro detalhe importante é que: mesmo que a compra seja feita na loja, antes de decidir pelo produto ou marca, o usuário busca no Google informações que validem sua escolha.

Ainda de acordo com a State of Search Brasil, para 07 a cada 10 consumidores há uma busca no Google antes de realizar qualquer compra. Antes de chegar a fazer a compra efetivamente, 25% dos usuários entram em diversos sites de comparação a partir de links do Google para pesquisar pelo produto. Neste ponto, quanto mais o site estiver otimizado com a estratégia de SEO, melhor posicionamento na SERP do buscador ele terá. Com isso, mais chances de receber o clique do usuário.

[the_ad id="99067"]

O que leva um consumidor a desistir da compra online

Quando chegam nos sites, após pesquisas no Google, 75% dos usuários desistem da compra por valor de frete. 74% apontaram que desistem por não confiarem no site e 65% vão embora porque não encontraram informações suficientes sobre o produto desejado.

Para os canais mais buscados temos: Google, Youtube, Site das empresas (lojas virtuais) e Instagram. Neste quesito, o Instagram é a rede social mais utilizada para realizar compras ou buscar informações sobre produtos.

O que ajuda a convencer o consumidor a realizar a compra

Ao buscarem as informações no Google, 77% dos consumidores preferem consumir textos curtos seguidos de imagens. É importante apontar que em comparação a 2021 (ano de pandemia e reclusão social), houve aumento considerável de pessoas que clicaram nos primeiros resultados do Google para realizar a compra. A instantaneidade, então, se tornou mais um desafio para lojas virtuais, que precisam estar melhor posicionadas nas páginas do Google, já que grande parte dos usuários não vão até a segunda página para realizar pesquisas.

Imagens (72%), vídeos curtos (67%) e artigos (48%), também são importantes ativos para ajudar um consumidor a comprar por determinado produto ou marca.

Para corroborar estas informações, o Think With Google, canal de informação sobre comportamento online, aponta que: para consumidores brasileiros na hora da compra, preços mais baixos, envio gratuito, promoções, facilidades no pagamento e disponibilidade de garantia, também são fatores de convencimento.

Desafios para E-commerces brasileiros

De acordo com a Associação Brasileira de Ecommerce (Abracom) o Brasil tem mais de 930 mil lojas virtuais. Destes, grande parte deles são de comércios eletrônicos de pequeno porte, com até 10 mil visitas mensais. Neste cenário, não há a concorrência por tamanho da marca, mas sim por posicionamento nos buscadores, como o Google.

O desafio das lojas virtuais, neste universo digital, é justamente trabalhar de maneira que seus sites estejam bem otimizados para a navegação do usuário e para que eles sintam-se à vontade, como se estivessem entrando em uma loja física, mesmo.

Quer saber mais? 👇👇👇Clique e ouça o podcast Mercado&Tech powered by Infracommerce 👇👇👇

https://open.spotify.com/episode/2e7jHgE8GCCsapvdpqjzcm

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

‘Ordens do Beto’ moldaram cultura da Americanas, dizem subordinados

Próxima Postagem

Bradesco diz estar em compasso de espera sobre recuperação judicial da Americanas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Bradesco

Bradesco diz estar em compasso de espera sobre recuperação judicial da Americanas

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.