Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Comércio varejista apresenta bons resultados no final do ano

Redação de Redação
10 de janeiro de 2018
no Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE apontou crescimento real no varejo restrito de 5,9%, em novembro de 2017 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este foi o oitavo mês consecutivo de aumento de vendas e a segunda maior taxa registrada em 2017.

Na comparação de novembro com outubro de 2017, o indicador do IBGE encerrou com variação positiva de 0,7%, já descontada a inflação. No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a novembro de 2017, o varejo restrito apontou crescimento real de 1,9%.

Das dez atividades monitoradas pelo IBGE, sete tiveram resultados positivos na comparação anual. Destaque novamente para a atividade, que tiveram maior crescimento em novembro de 2017 na comparação anual ficou com móveis e eletrodomésticos, entre os outros segmentos, fechando em 15,6%.

Eduardo Yamashita, sócio-diretor da GS& Inteligência, defende: “o resultado positivo para estas linhas está associado à redução da base de comparação em 2016, da queda de preços nos produtos eletrônicos e móveis, o IPCA acumulado de 12 meses de novembro de 2017 para produtos eletrônicos é de -5,36% e de móveis é de 0,21 % e da queda das taxas de juros para as pessoas físicas.” Segundo o Banco Central, a taxa média de juros no crédito às famílias caiu de 43,2% em novembro de 2016 para 34,4% em novembro de 2017.

A área de artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria, fechou com crescimento real de 8,0% no mês de novembro de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. É o sétimo crescimento consecutivo, “depois de um começo de ano ruim que foi comprometido devido à pela elevação dos preços dos produtos”, disse Yamashita. A variação acumulada no ano fechou 2,0%.

Outra atividade a manter uma sequência de resultados positivos foi a de tecidos, vestuários e calçados, que teve um crescimento de 7,7% nas vendas reais, no acumulado do ano de 2017.  Foi o segundo segmento que mais cresceu no acumulado do ano, ficando atrás somente de móveis e eletrodomésticos.

O crescimento da massa de rendimento real habitualmente recebida e a deflação do preço dos alimentos em domicílio beneficiou o setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que apontou alta de 5,2%.

Algumas áreas, no entanto, apresentaram resultados negativos, como a de livros, jornais e papelaria, que apresentou queda de -3,5% e combustíveis, que caiu de 2,5%. “Esta queda foi causada pelo aumento dos preços dos combustíveis acima da variação média da inflação”, disse Yamashita. O setor acumula queda de 2,9%, no período de janeiro a novembro.

Os principais indicadores econômicos a possuir forte correlação com o consumo são emprego, renda, inflação e índice de confiança. O desemprego no Brasil atingiu no período acumulado de setembro a novembro de 2017 a taxa de 12,0%. Yamashita acredita que o resultado signifique uma melhora, embora ainda esteja longe do ideal. “O desemprego ainda está alto, mas índice vem perdendo força, se compararmos com os primeiro três meses do ano, quando tínhamos uma taxa de 13,7%. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2016, quando a taxa foi estimada em 11,9%, o quadro foi de estabilidade. É um indicativo de recuperação gradual da economia”, disse.

A pesquisa do IBGE também indicou que o rendimento médio real habitual ficou em R$ 2.142, no trimestre setembro-outubro-novembro de 2017, mantendo estabilidade frente ao trimestre anterior, quando ficou em R$ 2.122 e, também, em relação ao mesmo trimestre de 2016, em que fechou em R$ 2.087.

A massa de rendimento real habitual foi de R$ 191,9 bilhões no trimestre encerrado em novembro de 2017, apresentando um crescimento de 2,0%, ou mais de R$ 3,7 bilhões, em relação ao trimestre de junho a agosto. Frente ao mesmo trimestre de 2016, houve aumento de 4,5%, ou R$ 8,2 bilhões.

A inflação acumulada em 12 meses apresentou retração. A inflação acumulada fechou novembro de 2017 em 2,80%, uma queda de 4,19 pontos percentuais, em comparação com o fechamento do ano passado, quando o indicador estava em 6,99%. Os setores de produtos eletrônicos e de alimentação no domicilio apresentaram deflação.

O indicador de confiança do consumidor de dezembro de 2017 fechou em 86,4 pontos. Para o sócio-diretor da GS& Inteligência, “a confiança do consumidor em 2017 foi bem melhor do que apontada em 2015 e 2016, mesmo com a ligeira queda em dezembro após três meses em alta”.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Harley-Davidson lança nova modalidade de compra para motos da linha 2018

Próxima Postagem

Os restaurantes Fast Casual estão cada vez mais entre nós!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Os restaurantes Fast Casual estão cada vez mais entre nós!

Os restaurantes Fast Casual estão cada vez mais entre nós!

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.