Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Políticas públicas precisam entregar também acolhimento, diz presidente da Caixa

A executiva também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Caixa, com incentivos ao empreendedorismo feminino

Redação de Redação
9 de novembro de 2022
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Caixa

A presidente da Caixa, Daniela Marques, destacou na manhã desta quarta-feira, 9, que as políticas públicas, materializadas pelos órgãos públicos, precisam acolher pessoas em situações de vulnerabilidade. “A política pública precisa entregar capacitação, crédito e tecnologia, além de acolhimento.”

Daniela Marques participou do congresso ABVCap, no Copacabana Palace, na zona sul do Rio.

A executiva destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Caixa, com incentivos ao empreendedorismo feminino e, também, um olhar atento dos funcionários para situações críticas em que a necessidade de assistência é gritante. “Foi criada uma vice-presidência de sustentabilidade na Caixa, que pode ser hub de conectividade”, afirmou.

Ela salientou a assimetria entre a presença feminina no corpo geral do serviço público e nas lideranças. “Hoje, 52% dos aprovados em concurso público são mulheres, mas nos cargos de comissão, a maior média que já houve foi 27%

Na Caixa, dos 90 mil empregados, cerca de metade são mulheres. “Consegui montar um time de 12 vice-presidências com cinco mulheres.”

Ela contou que tenta buscar o filho na escola todos os dias e estimula os outros funcionários a fazer o mesmo.

Sobre a experiência da Caixa com private equity, Marques lembrou que “o passado teve casos escandalosos” e hoje em dia os controles tornam a gestão muito difícil para o quadro técnico. Se houver perdas, o que é normal no setor, disse a executiva, cria-se uma situação que coloca os gestores na mira de investigações. Segundo Marques, o quadro técnico ficou traumatizado e isso é um dos motivos para a Caixa não ser um indutor, como poderia. “Precisa ter governança muito forte de técnicos para não virar refém e ter o CPF processado sem ter feito nada de errado.”

No mesmo evento, a diretora de emissores da B3, Flávia Mouta, lembrou que 70 companhias se submeteram ao ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e 48 conseguiram entrar. “Na última composição de carteira, um questionário específico sobre diversidade e inclusão tem peso bastante relevante no ISE.”

E lembrou: “A questão da diversidade começou de forma tímida e foi ganhando forma. Primeiro verificada a presença de mulheres, depois a remuneração e enfim ampliando para gênero, raça, origem indígena e refugiados.”

A executiva ressaltou que a B3 tem uma meta de impulsionar mulheres em cargos de gerente para cima e pretende chegar a 35% até 2026. A partir de 2023, incentivará empresas a ter na alta liderança uma mulher e uma pessoa negra, deficiente ou LGBTQIA+.

“Temos papel de indução de boas práticas para outras companhias listadas.”

Por sua vez, Oscar Decotelli, sócio fundador e CEO da DXA Invest, frisou que os meninos pretos e pobres querem ser jogador de futebol ou cantor porque vê os exemplos de sucesso. “É preciso mudar o topo para que as crianças vejam exemplos.” “E não faltam empreendendores negros que já estão crescendo”, disse.

Com informações de estadão Conteúdo: (Juliana Garçon)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Indicadores da Abras apontam crescimento de 2,84% no consumo dos lares

Próxima Postagem

Novo ministro da Economia do Japão pede às empresas que aumentem mais os salários

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
aumento

Novo ministro da Economia do Japão pede às empresas que aumentem mais os salários

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.