Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Black Friday deve movimentar R$ 4,21 bilhões em vendas, alta de 1,1%

Quase metade das vendas previstas para a campanha deste ano deve ficar concentrada nos segmentos de móveis e eletrodomésticos

Redação de Redação
9 de novembro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Black Friday

A campanha Black Friday deve fazer o comércio varejista brasileiro movimentar R$ 4,21 bilhões este ano, prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada, a movimentação financeira será a maior já registrada desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010, de acordo com Fabio Bentes, economista responsável pelo estudo da entidade. O faturamento das vendas apresentaria um crescimento de 1,1% em relação à mesma data do ano passado, já descontada a inflação prevista para o período.

Bentes vê perspectivas favoráveis para os três últimos meses do ano, quando o desempenho do comércio contará com o impulso também das vendas para a Copa do Mundo e o Natal.

“A crise sanitária, no início de 2020, acelerou o processo de digitalização do consumo. Assim, naquele ano, as vendas na Black Friday movimentaram R$ 4,10 bilhões, avançando 13,2% em relação ao evento do ano anterior. No ano seguinte, novo avanço (+1,7%). Programada para começar na semana do Mundial de Futebol, a Black Friday deste ano deverá gerar movimentação recorde”, estimou Fabio Bentes, no estudo da CNC.

Quase metade das vendas previstas para a campanha deste ano deve ficar concentrada nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,09 bilhão) e de eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 0,92 bilhão). A CNC espera ainda faturamento expressivo nos ramos de hipermercados e supermercados (R$ 0,91 bilhão) e de vestuário, calçados e acessórios (R$ 0,77 bilhão).

“Apesar da tendência de desaceleração da inflação, o processo de encarecimento do crédito deverá impedir um avanço mais significativo das vendas, em uma data caracterizada pela predominância do consumo de bens duráveis – tradicionalmente mais dependentes das condições de crédito”, ponderou Bentes.

Ele lembra que a taxa média de juros das operações com recursos livres para pessoa física está no maior patamar dos últimos quatro anos e meio, de acordo com os dados do Banco Central.

A Black Friday já é a quinta data mais importante para o varejo brasileiro, atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. A CNC coletou diariamente, ao longo dos últimos 40 dias, os preços dos itens mais buscados na internet para a data, com o objetivo de monitorar a chance de descontos efetivos nas campanhas de promoções.

“Neste período, 39% revelaram tendência de redução – porcentual que contrasta com os 26% observados às vésperas da Black Friday de 2021”, apontou o levantamento.

A entidade lembra que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 10,7% nos 12 meses encerrados em novembro de 2021, a mais elevada desde o início de 2016. Para os 12 meses encerrados em novembro de 2022, a expectativa é de um IPCA em torno de 6%.

“Desse modo, a desaceleração dos preços tende a elevar o potencial de descontos da Black Friday neste ano, favorecendo, com maior intensidade, a prática de descontos efetivos em relação ao mesmo evento de 2021”, previu Bentes.

O levantamento da CNC aponta que os produtos com mais chances de descontos efetivos este ano são sapatos masculinos (com queda de 17% nos preços nos últimos 40 dias ), lavadora de roupas (-13%), smartwatches (-10%), fones de ouvido (-8%) e purificadores de água (-7%). Na direção oposta, os perfumes masculinos e os protetores solares passaram por reajustes de preços recentes, tornando as chances de descontos efetivos “significativamente reduzidas”.

A CNC projeta ainda uma movimentação extra de vendas de R$ 1,48 bilhão no varejo por conta da Copa do Mundo.

“Sendo assim, a CNC revisou de 1,2% para 1,3% sua previsão de variação do volume de vendas do varejo, em 2022”, concluiu.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Daniela Amorim).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Novo ministro da Economia do Japão pede às empresas que aumentem mais os salários

Próxima Postagem

Grupo Ri Happy abre 1,5 mil vagas temporárias para o final do ano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Grupo Ri Happy abre 1,5 mil vagas temporárias para o final do ano

Grupo Ri Happy abre 1,5 mil vagas temporárias para o final do ano

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.