Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Economia

Redes neutras crescem e abocanham 20% dos acessos em banda larga

A vantagem para o provedor está em não ter que investir na construção e manutenção das redes

Redação de Redação
9 de outubro de 2023
no Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
redes
[the_ad id="169690"]

As redes neutras de fibra ótica vêm ganhando participação no mercado brasileiro de internet, de acordo com representantes das quatro grandes empresas do segmento – V.tal, Fibrasil, I-Systems e American Tower – que participaram de um painel sobre o setor durante a Futurecom.

[the_ad id="138406"]

O modelo de negócio consiste no desenvolvimento de uma rede de fibra ótica que passa a ser “alugada” aos provedores de banda larga. Estes, por sua vez, oferecem o serviço de internet para os consumidores finais. A vantagem para o provedor está em não ter que investir na construção e manutenção das redes – uma atividade que é intensiva em capital.

Do total de acessos a banda larga no Brasil, 18% já acontecem por meio das redes de alguma das quatro grandes empresas do setor. Até o fim do ano, serão mais de 20%, estimou o presidente da Fibrasil, André Krieger. “O mercado de redes neutras amadureceu muito, com uma quantidade enorme de provedores entrando no negócio”, ressaltou.

Outra forma de medir o tamanho do setor é por meio da quantidade de casas passadas com fibra (homes passed, ou HPs, no jargão do setor) – indicador que representa o número de endereços onde a rede de fibra ótica está disponível. O mercado de internet fixa têm em torno de 140 milhões de HPs, das quais pouco mais de 30 milhões pertencem ao quarteto.

A V.tal é a líder do segmento, com 21 milhões de HPs e 70 contratos já firmados com provedores. Já a Fibrasil tem 4,6 milhões de HPs, e ultrapassou a marca de 50 contratos. A I-Sytems tem 5 milhões de HPs e 20 contratos firmados, além da meta de dobrar de tamanho até 2028.

O vice-presidente de negócios da V.tal, Pedro Arakawa, observou que a escala e a capilaridade das empresas de redes neutras têm sido reconhecidas pelos provedores como uma alternativa para oferecer internet em regiões onde não havia viabilidade econômica de atuar por meio da construção de redes por conta própria. “O setor tem sido importante para levar banda larga de qualidade a regiões ainda não atendidas”, afirmou.

Na visão do diretor comercial da I-Systems, Márcio Estefan, o crescimento das empresas de redes neutras também é explicado pelo fato de que os provedores têm concentrado seus negócios na prestação do serviço e na experiência dos consumidores finais, optando por compartilhar a parte de infraestrutura. “Com o amadurecimento do mercado, está todo mundo começando a perceber que o melhor negócio é compartilhar”, disse.

O vice-presidente da American Tower, Daniel Laper, observou que já existem provedores totalmente “asset light”, isto é, cuja operação de internet está totalmente baseada nas redes neutras – algo que não se via no passado. O executivo acrescentou que o 5G também será mais um impulsionador do mercado de redes, uma vez que as torres de internet móvel demandam uma conexão com a fibra ótica.

Os representantes de todas as empresas disseram também que têm apetite de crescimento e estão atentos a oportunidades de aquisição das redes de fibra ótica dos provedores regionais.

“Estamos muito atentos a oportunidades [de aquisições]. É também a chance para o provedor se capitalizar. Podemos acelerar essa consolidação, capturar as redes e as tornar disponíveis para todos”, afirmou Estefan, da I-Systems.

Visão semelhante foi citada por Krieger, da Fibrasil. “A indústria de banda larga é fragmentada no País. Acho que em nenhum outro lugar do mundo a indústria é tão fragmentada assim. Basta olhar no poste e ver quantos cabos de fibra têm lá”, afirmou, referindo-se ao potencial de consolidação do mercado.

Questionados sobre uma consolidação do próprio setor, Estefan avaliou que há espaço para as quatro empresas de redes neutras e que a competição é saudável. Já Laper, da American Tower, disse que a tendência é de as empresas buscarem aumentar a ocupação das redes já instaladas com a prospecção de clientes.

Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Estrela, Lego e Mattel são as marcas mais lembradas para o Dia das Crianças

Próxima Postagem

Setor de seguros arrecada 8,6% mais entre janeiro e agosto ante igual período de 2022

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
seguros

Setor de seguros arrecada 8,6% mais entre janeiro e agosto ante igual período de 2022

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.