A Merck fechou um acordo para comprar o grupo farmacêutico britânico Verona Pharma, em uma transação estimada em cerca de US$ 10 bilhões, segundo comunicado divulgado pelas empresas nesta quarta-feira.
Por meio de uma subsidiária, a multinacional americana pagará US$ 107 por ADR da Verona, que produz um medicamento para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A expectativa é que o acordo seja concluído no quarto trimestre, a depender de aprovação de reguladores no Reino Unido.
Segundo comunicado aos investidores, a aquisição está alinhada à estratégia de desenvolvimento orientada pela ciência da Merck e expande o pipeline e o portfólio de tratamentos para doenças cardiopulmonares. ““A aquisição reflete nosso compromisso com tratamentos inovadores e nossa capacidade de execução estratégica. Ohtuvayre atende uma necessidade não suprida dos pacientes com DPOC e trará crescimento a curto e longo prazo”, diz Robert M. Davis, CEO da Merck.
Com a aquisição, a Merck incorpora o Ohtuvayre (ensifentrina) ao seu portfólio cardiopulmonar. O medicamento foi aprovado pela FDA em junho de 2024 para tratamento de manutenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) em adultos.
“Esse acordo é resultado de anos de trabalho dedicado com o Ohtuvayre. Desde o lançamento em agosto de 2024, sua aceitação nos EUA tem sido acelerada. Com a estrutura da Merck, poderemos expandir o alcance do tratamento”, afirma David Zaccardelli, CEO da Verona Pharma.
Às 10h51 (de Brasília), o ADR da Verona disparava quase 21% em Nova York, enquanto a ação da Merck subia 2,4%.
Com informações de Estadão Conteúdo (Sergio Caldas)
Imagem: Shutterstock