Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

Segundo pesquisa da CNC, prazo e comprometimento da dívida tiveram redução

Redação de Redação
9 de junho de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

O número de famílias brasileiras endividadas voltou a crescer em maio, atingindo 78,2% dos lares, o maior índice desde julho do ano passado, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O aumento foi de 0,6 ponto percentual em relação a abril, embora ainda fique abaixo do registrado em maio de 2024, quando 78,8% das famílias tinham dívidas.

A inadimplência apresentou crescimento mais expressivo, chegando a 29,5% das famílias, o maior nível desde outubro de 2023. O índice subiu 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior e 0,9 ponto em relação a maio de 2024. Entre os inadimplentes, 12,5% disseram não ter condições de pagar suas dívidas, 12% superior ao registrado no ano passado.

“Apesar de o percentual de endividados ter ficado abaixo do registrado em 2024, o avanço na inadimplência evidencia um aumento da fragilidade financeira das famílias. O crédito precisa ser acessado com responsabilidade. Garantir o equilíbrio entre endividamento e capacidade de pagamento será fundamental para o crescimento do País”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Por outro lado, houve redução no prazo das dívidas: apenas 32,8% das famílias possuem compromissos com prazo superior a um ano, a menor proporção desde junho, em queda pelo quinto mês consecutivo. Já o endividamento de curto e médio prazos avançou, sinalizando uma preferência maior por créditos com vencimentos mais próximos.

No ranking das modalidades de crédito, o cartão de crédito permanece na liderança, citado por 83,6% dos endividados, mas com queda de 3,3 pontos percentuais em um ano. Já os carnês voltaram a ganhar espaço, alcançando 17,2%, e o crédito pessoal também cresceu, chegando a 10,6%.

Um aspecto positivo apontado pela pesquisa é a redução do comprometimento da renda familiar com dívidas: 19,7% das famílias destinam mais da metade da renda para pagar débitos, o menor índice desde julho de 2023. A média da renda comprometida caiu para 29,8%.

A pesquisa também mostrou uma divisão na percepção dos consumidores: 15,5% se consideram “muito endividados”, enquanto 33,4% se veem “pouco endividados”, demonstrando diferentes níveis de preocupação com as finanças.

O endividamento aumentou em quase todas as faixas de renda, especialmente entre famílias com renda entre 5 e 10 salários mínimos, que registraram alta de 3,2 pontos percentuais, consolidando esse grupo como o mais pressionado, com 22,8% da inadimplência.

Famílias que ganham entre 3 e 5 salários mínimos apresentaram crescimento expressivo da inadimplência, com aumento de 2,8 pontos percentuais na comparação anual.

Imagem: Envato
Postagem anterior

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

Próxima Postagem

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.