Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Mercado&Consumo

4 entre 10 brasileiros não sabem o que comprar nesse Dia das Mães

Redação de Redação
9 de maio de 2017
no Mercado&Consumo, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Pesquisa exclusiva do Google Brasil revela dados sobre consumo na data e curiosidades sobre preocupações e planos dos brasileiros para homenagear mães

O Dia das Mães se aproxima, mas muitos brasileiros ainda não sabem o que comprar – ou o que dizer – para suas amadas.

A descoberta é de um novo estudo do Google Brasil sobre os hábitos de consumo na data que é a segunda mais importante do varejo no país e a terceira maior do varejo online, não muito atrás da Black Friday nacional.

A pesquisa, desenvolvida via Google Consumer Survey, foi feita com 1700 pessoas que representam demograficamente a internet brasileira (onde há 35 milhões de mães).

Os dados foram colhidos em abril e feitos a partir do Google Reward e de sites parceiros do Google.

Entre os entrevistados, filhos, maridos, familiares e qualquer um que deseja homenagear uma mãe.

Além do problema na hora de escolher presentes, a pesquisa revela outros dados curiosos, como a predileção pela lasanha na hora de cozinhar em casa, a busca frenética por cestas de café da manhã e também a falta de ajuda dos pais e maridos na hora de cozinhar no domingo.

Expectativas

A data em 2017 traz altas expectativas. Com a economia melhor (uma projeção de +0,5% do PIB em 2017, contra -3,5% em 2016), espera-se vendas maiores.

A liberação do FGTS também traz esperanças. Os saques devem injetar 9,3 bilhões de reais com objetivo de consumo no feriado.

Em 2016, 1,6 bilhão de reais em compras aconteceram no online e 5,7 bilhões de reais em compras off-line foram influenciadas pelo online. As cifras devem crescer em 2017.

consumo

Preocupações

Eis as maiores preocupações dos brasileiros na data em 2017:

  • 40%: a maior dificuldade é não saber o que comprar;
  • 25%: não saber o que dizer à mãe;
  • 11%: encontrar atividades para fazer com ela;
  • 9%: ter tempo de preparar a refeição para a mãe;
  • 8%: saber qual receita cozinhar;
  • 7%: organizar o evento/celebração da família.

O que comprar?

O online se destaca nas vendas, assim como o mobile. Em 2016, 20% das vendas online aconteceram via mobile.

Pelo smartphone, acontecem 58% das buscas sobre presentes de Dia das Mães.

Dados do E-Bit e do Google revelam as categorias dos itens mais vendidos no varejo online:

  • Eletrodomésticos e portáteis: 13,1%
  • Moda e acessórios: 12,9%
  • Livros: 12%
  • Celulares: 10,6%
  • Casa e decoração: 9,1%

Entre as categorias mais buscadas no Google (as que mais cresceram na semana anterior à data):

sem-tc3adtulo2

O que dizer?

Depois do presente, o que dizer ou qual mensagem escrever é a principal preocupação do brasileiro.

48% dos filhos que estão sem dinheiro para comprar um presente optam por homenagear a mãe com alguma mensagem.

Inclusive, as buscas por “mensagens” aumentam nessa época do ano. As principais buscas relacionadas no Google são “mensagens, “mensagem de dia das mães”, “feliz dia das mães” e “feliz”.

No YouTube, não é diferente. As buscas por ideias de homenagens passam das 500 mil. E não faltam vídeos sobre o tema: uma busca revela mais de 356 mil vídeos sobre como homenagear mães.

Festa

74% dos consumidores brasileiros costumam festejar o Dia das Mães com um evento familiar. Como?

  • 47%: um almoço em casa (mulheres optam mais pelo evento caseiro)
  • 17%: ir a um restaurante (homens optam mais por comer fora)
  • 14%: um café da manhã especial
  • 13%: um jantar

E alguém ajuda?

Os filhos são os que mais preparam o almoço da família quando optam por comemorar em casa.

Mas as mães já vêm em segundo lugar entre as que preparam a refeição. Os pais/maridos são os últimos que ajudam, depois até da opção de comida delivery.

size_960_16_9_brf-lasanha1

Curiosidades

  1. Buscas por cestas de café da manhã sobem 300% na semana do Dia das Mães. Em 2016, foram 200 mil buscas duas semanas antes da data até a data. “Como montar uma cesta de café da manhã” também cresce nas buscas;
  2. O prato mais comum quando se prepara o almoço ou jantar em casa é a lasanha: 21%. Depois vem churrasco 14% e macarrão 7%. Lasanha é mais popular no Nordeste, enquanto churrasco é mais popular no Sul;
  3. 51% dos consumidores comprariam um prato congelado para preparar na data. Mas só 12% optariam por isso por não saber cozinhar. 25% só o faria se fosse um prato muito especial;
  4. Refrigerante é a bebida mais popular das comemorações, sendo a primeira opção de 58% dos entrevistados. Sucos vêm em segundo, com 43%. Cerveja é a terceira opção mais querida, com 29% de escolha.

 

Fonte: Exame 

Postagem anterior

Vendas no e-commerce registram maior alta dos últimos 5 anos

Próxima Postagem

Inovação nas Redes de Franquias: Inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no 8º Fórum Internacional de Franquias

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Inovação nas Redes de Franquias: Inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no 8º Fórum Internacional de Franquias

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile