Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Indústria

Páscoa: Confeitarias ajustam mix de produtos para enfrentar alta no preço do cacau

Preço da barra de chocolate aumentou 16,53% em 12 meses

Redação de Redação
9 de abril de 2025
no Foodservice, Indústria, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Ovos de Páscoa estão 21% mais caros este ano, na comparação com 2024
[the_ad id="169690"]

A elevação no preço do cacau tem feito confeitarias se reinventarem para não repassar a alta para os consumidores nessa Páscoa. Uma das saídas foi estocar o fruto antes da alta; a ampliação do mix é outra opção usada pelos estabelecimentos

[the_ad id="138406"]

“A gente não está conseguindo repassar totalmente os aumentos de custo para os preços do cardápio. Por isso, estamos ajustando o mix de produtos, mesmo que alguns itens acabem ficando com uma margem de lucro menor do que a de costume. Estamos tentando encontrar um ponto de equilíbrio, porque, do jeito que está, não é bom nem para o cliente, nem para o nosso negócio”, afirma Elisa Dayrell, proprietária da Espetacular Doceria, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ela comenta que deve adotar ações para aumentar as vendas nesta Páscoa e tentar cobrir os custos com a alta do preço do cacau. “Estamos fazendo ovos recheados de doce de leite e estamos usando o caramelo para substituir o cacau, quando possível”, exemplifica. Além disso, ela diz ter diversificado as formas de pagamento e adiantado a divulgação da venda de ovo para atender melhor o público.

Marília Lima, sócia da confeitaria Cenoradas, na capital paulista, estocou cacau. “A primeira coisa que fiz foi tentar guardar o fruto antes do aumento, porque eu sabia que isso aconteceria. Isso me ajudou a não ser tão atingida pelo aumento do preço do cacau, mas agora, infelizmente, não teve jeito e hoje já estou gastando mais para ter a matéria-prima para os produtos”, afirma.

Ela também percebeu que, com os preços dos ovos de Páscoa elevados, os clientes estão buscando alternativas – e criou as suas. “Eu percebo que a cada ano as pessoas estão comprando mais lembrancinhas, coisas que remetem à Páscoa, mas não necessariamente um ovo de Páscoa para presentear.” Para esse ano, ela conta com cenourinhas, bombons em formato de coelhinho e outros produtos.

Alta no preço do cacau

Com a Semana Santa se aproximando, a busca dos consumidores por chocolates e ovos de Páscoa tem crescido. Mas 70% da lavoura mundial de cacau, que está em uma região da África, vêm sofrendo com crises climáticas desde 2023, o que, consequentemente, tem resultado na elevação do preço dos produtos.

Segundo dados do IPCA de fevereiro, o preço da barra de chocolate aumentou 16,53% em 12 meses. Nesse mesmo período, o preço do cacau aumentou 189%, chegando ao pico de 300%, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia). A alta atingiu desde produtores artesanais até as grandes marcas de produtores de chocolate – além, claro, dos consumidores.

Segundo a pesquisa da Abrasel do mês de março, em comparação ao mesmo período do ano passado, 71% dos empresários do setor de alimentação fora do lar esperam aumentar o faturamento no feriado da Semana Santa. O otimismo com a movimentação está, principalmente, na extensão do feriado, que neste ano emenda com o Dia de Tiradentes — na segunda-feira.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Ambev prorroga inscrições para programa de estágio até o dia 14 de abril

Próxima Postagem

Bullguer sai da recuperação judicial e projeta faturar R$ 150 milhões em 2025

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Bullguer

Bullguer sai da recuperação judicial e projeta faturar R$ 150 milhões em 2025

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.