Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Parceria entre Natura e entidades locais do Pará recicla 58,3 toneladas de resíduos

Iniciativa de coleta seletiva e gamificação já impacta 20% da população local

Redação de Redação
9 de janeiro de 2025
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Natura

O programa Benevides Recicla, desenvolvido pela Natura em parceria com a Prefeitura de Benevides (PA), a cooperativa ReciclaBen e a ONG Espaço Urbano, reciclou 58,3 toneladas de resíduos sólidos em menos de um ano de operação, evitando a emissão de cerca de 98,7 toneladas de carbono.

Lançado em janeiro deste ano, o programa tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, estruturar a coleta seletiva no município e capacitar catadores e cooperativas para fomentar a economia circular e a geração de renda. Entre abril e outubro, cerca de 12 toneladas de resíduos pós-consumo foram destinadas à cooperativa participante.

Atualmente, 41 entidades de Benevides participam do programa, incluindo secretarias municipais, ONGs, instituições privadas e escolas públicas. Mais de 12 mil pessoas, aproximadamente 20% da população local, foram impactadas, com a meta de atingir 50% até o próximo ano.

Para incentivar a participação da comunidade, o programa utiliza campanhas de conscientização e metodologias de gamificação. Um dos destaques é o sistema de “Moedas Humanitárias”, que permite a troca de materiais recicláveis por itens como alimentos e produtos de higiene, além de acesso a atividades culturais. Em 2024, foram ativados 21 ecopontos em locais como secretarias municipais e escolas públicas.

“A gamificação incentiva a coleta seletiva e a correta destinação dos resíduos, contribuindo para a diminuição da poluição e mitigação das mudanças climáticas”, afirma Roseli Barbosa, gestora de projetos da ONG Espaço Urbano.

O programa também inclui o Recicla Game, que estimula a coleta seletiva com premiações, e o Ingresso Solidário, que oferece entrada em eventos em troca de recicláveis. Até agora, 54 iniciativas de gamificação foram implementadas.

“O Benevides Recicla é uma cadeia ética, sustentável e rastreável, promovendo a inclusão produtiva e trabalho digno para os catadores. A união de diversos atores sociais é fundamental para o sucesso do programa”, explica Sergio Talocchi, gerente de Cadeias Sustentáveis da Natura.

A Natura contribui para o programa doando resíduos do Ecoparque e investindo em infraestrutura e capacitação técnica de cooperativas. Em 2024, a empresa arrecadou mais de 46 toneladas de papelão para a cooperativa parceira.

“O Benevides Recicla demonstra que educação e incentivos práticos são essenciais para conectar a sustentabilidade ao cotidiano das pessoas”, afirma Ana Costa, vice-presidente de Sustentabilidade da Natura.

“A maior recompensa é a mudança de atitude ambiental, beneficiando atuais e futuras gerações”, conclui Luziane Solon, prefeita de Benevides.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Entenda as novas regras do Pix e os impactos para os contribuintes

Próxima Postagem

Assaí triplica o número de lojas atendidas pelo iFood

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Assaí e iFood expandem parceria após piloto bem-sucedido

Assaí triplica o número de lojas atendidas pelo iFood

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.