Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Economia

Empreendedores estão mais abertos à adoção de novas tecnologias de pagamento

Os dados são do primeiro levantamento Fiserv Insights: Meios de Pagamento para PMEs, realizado pela Fiserv, Inc. em parceria com o Sebrae-SP

Redação de Redação
8 de novembro de 2023
no Economia, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Empreendedores estão mais abertos à adoção de novas tecnologias de pagamento
[the_ad id="169690"]

Empreendedores estão dispostos a adotar novas tecnologias de pagamento, conforme revela o levantamento Fiserv Insights: Meios de Pagamento para PMEs, realizado em parceria pela Fiserv, Inc. e o Sebrae-SP. Segundo o relatório, os cartões de crédito (98%) e débito (96%) continuam sendo os métodos de pagamento mais comuns. No entanto, o uso do Pix está crescendo, sendo adotado por 66% deles no formato de QR Code estático (onde o varejista exibe uma chave ou QR code para pagamento) e por 51% através de QR Codes gerados diretamente na maquininha (QR Code dinâmico).

[the_ad id="138406"]

Participaram do estudo 1.308 empreendedores paulistas, sendo 69% microempresas (MEs) e 31% empresas de pequeno porte (EPPs). Os resultados mostram que 41% dos entrevistados que usam maquininhas estão no interior, enquanto 34% operam na capital. O uso de maquininhas é prevalente nos setores de comércio (63%) e serviços (32%). A maioria dos empreendedores que adotam maquininhas tem entre 40 e 59 anos (63%) e são principalmente homens (63%). Além disso, a maioria possui ensino superior ou pós-graduação (59%), revelando um perfil demográfico com maior instrução em comparação com a população de São Paulo.

Os comerciantes que utilizam soluções de adquirência apresentam uma grande variação em seus ganhos com as maquininhas: 16% faturam até R$ 4 mil por mês, 18% variam entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, enquanto 20% estão na faixa de R$ 10 mil a R$ 20 mil. Isso demonstra que, em média, os comerciantes paulistas que utilizam maquininhas têm um faturamento mensal de R$ 24.902, totalizando R$ 298.800 anualmente.

No que diz respeito ao Pix, o estudo indica que, no interior de São Paulo, o modelo estático é mais comumente disponibilizado (81%), enquanto o modelo dinâmico é oferecido por 40% dos locais. Dinheiro em espécie é a opção menos popular, sendo aceito por apenas 3% dos entrevistados em todo o Estado, ficando atrás das transferências bancárias (47%), boletos (32%) e vouchers (9%).

Referente à distribuição das vendas, 42% delas ocorrem por meio de cartões de crédito para os comerciantes que aceitam essa modalidade. No caso dos cartões de débito, 31% das vendas vêm desse meio. Quanto às transações realizadas via Pix na maquininha, 20% das vendas têm essa origem, enquanto 12% são provenientes de vouchers.

Meios de pagamento digitais

Quanto à adoção de novas tecnologias de pagamento, a pesquisa mostra que:

  • 94% dos entrevistados têm conhecimento sobre o QR Code, mas apenas 41% o utilizam regularmente.
  • O aplicativo Tap on Phone, que transforma o celular em maquininha de cartão para pagamentos por aproximação, é desconhecido para 58% dos entrevistados. Apenas 3% dos empreendedores que conhecem essa solução a utilizam.
  • Apenas 8% dos empreendedores usam o WhatsApp Business para aceitar pagamentos por WhatsApp. Para 35% deles, o aplicativo é desconhecido, enquanto 25% estão cientes e planejam usá-lo. Outros 31% conhecem, mas não têm planos de adotá-lo.

“Dentro do Brasil há uma diversificação do nível de digitalização do empreendedorismo. Compreender essas nuances e ter tecnologias adequadas para apoiá-los, com a diversificação de terminais, soluções inovadoras como Tap on Phone e SmartPOS, são formas de apoiar o empreendedor brasileiro”, afirma Frederico Souza, vice-presidente de Precificação, Planejamento e Alianças do Brasil na Fiserv.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Caixa: 1,2 milhão de estudantes podem renegociar dívida do Fies com o banco

Próxima Postagem

Superintendência de Seguros Privados lança sistema de consulta de seguros

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
sistema

Superintendência de Seguros Privados lança sistema de consulta de seguros

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.