Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Dois terços dos consumidores do RS notaram alta nos preços dos alimentos após as enchentes

A pesquisa foi conduzida pela Pluxee, com a participação de 5.633 consumidores

Redação de Redação
8 de outubro de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Dois terços dos consumidores do RS notaram alta nos preços dos alimentos após as enchentes

Dois terços dos consumidores do Rio Grande do Sul perceberam aumento nos preços dos alimentos após as enchentes que atingiram a região há cerca de quatro meses. A tragédia não apenas devastou comunidades, mas também gerou consequências econômicas em praticamente todos os estados brasileiros, com a alta nos preços dos alimentos e mudanças no comportamento dos consumidores.

A pesquisa foi conduzida pela Pluxee, com a participação de 5.633 consumidores, e aponta que o setor de grãos, como arroz, soja, milho e afins, teve a maior percepção de alta nos valores, com 84%. Em seguida, aparecem os itens de hortifruti, como frutas, legumes e verduras, com 40%; o setor de proteínas (bovina, suína, aves), com 30%; e o óleo de cozinha, com 19%.

Luiz Louzada, diretor Comercial Corporate da Pluxee analisa que “esse aumento expressivo nos preços dos produtos está diretamente relacionado aos desafios logísticos e à perda de colheitas enfrentados pelos agricultores gaúchos. A situação tem gerado uma pressão significativa no orçamento das famílias brasileiras.”

Impactos no poder de compra da população

A pesquisa também destaca mudanças nos hábitos de compra. Cerca de 34% dos consumidores passaram a pesquisar preços em mais locais antes de comprar, enquanto 32% estão aproveitando mais as promoções e ofertas. Outros 32% afirmaram estar comprando menos alimentos no geral; 23% optam por alimentos mais baratos, mesmo que de qualidade inferior; e 11% estão adquirindo produtos em atacado como forma de economizar.

“Estamos observando uma tendência clara de mudança nos hábitos de compra, impulsionada pela necessidade de adaptar-se à nova realidade econômica. As famílias estão priorizando a compra de alimentos essenciais e buscando novas estratégias para manter o poder de compra em meio a esse cenário desafiador,” acrescenta Louzada.

Um dado do levantamento mostra que, além dos serviços voluntários em ações locais, ao menos 54% dos entrevistados contribuíram com doações para a população gaúcha afetada, e 50% estão priorizando a compra de alimentos produzidos no Rio Grande do Sul como forma de contribuir para a recuperação do estado.

“À medida que o Rio Grande do Sul se reergue, os consumidores continuam a desempenhar um papel de grande importância solidária, mostrando que ações de consumo conscientes, o fortalecimento das redes de apoio e a empatia são fundamentais em tempos de crise”, finaliza o executivo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Lula sanciona lei do Combustível do Futuro, que cria novo marco legal para biocombustíveis

Próxima Postagem

Moraes autoriza retorno do “X” e manda Anatel adotar providências para retomada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
X

Moraes autoriza retorno do "X" e manda Anatel adotar providências para retomada

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.