A Alphabet, controladora do Google, informou que pretende incluir o valor da multa aplicada pela Comissão Europeia em seu balanço do terceiro trimestre. A companhia destacou ainda que recorrerá da decisão, mas que o registro contábil é necessário para refletir o impacto financeiro imediato da penalidade.
A Comissão Europeia anunciou na sexta-feira, 5 de setembro, que a Google, subsidiária integral da Alphabet, infringiu as leis de concorrência europeias por meio de práticas de “autopreferência” no lado da compra e venda relacionadas ao seu negócio de tecnologia de publicidade. A decisão impõe uma multa de 2,95 bilhões de euros (US$ 3,45 bilhões) e determina que a Google cesse e desista das supostas práticas de “autopreferência”.
A decisão da comissão desencadeou uma crítica rápida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chamou a medida de discriminatória e ameaçou abrir uma investigação comercial da Seção 301 “para anular as penalidades injustas” que, segundo ele, estão sendo cobradas das empresas americanas.
“Meu governo não vai permitir essas ações discriminatórias”, disse Trump em post na Truth Social. A multa ocorre em meio a tensões comerciais entre as principais potências globais.
As ações da Alphabet cediam 0,10% perto das 19h48 (de Brasília) no after hours da Bolsa de Nova York.
Com informação do Estadão de Conteúdo (Patricia Lara).
Imagem: Shutterstock






