Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Casas Bahia agora tem novo dono: a gestora Mapa Capital, com 85,5% da empresa

Estimativa é que seja gerada uma economia anual em despesas financeiras estimada em R$ 230 milhões

Redação de Redação
8 de agosto de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

A Casas Bahia tem novo dono. A gestora Mapa Capital tornou-se dona de 85,5% da empresa, após converter títulos de dívida (as chamadas debêntures) em ações ordinárias (com direito a voto) da varejista. Com o movimento, a dívida do grupo cai pela metade, para R$ 1,6 bilhão. A estimativa é que seja gerada uma economia anual em despesas financeiras estimada em R$ 230 milhões.

“Acreditamos no potencial do grupo, afirmou o sócio da Mapa, Fernando Beda. “A evolução dos resultados operacionais reforça que a companhia está trilhando o caminho certo.”

A Casas Bahia está passando por um longo processo de reestruturação operacional e financeira, iniciado em 2023. Como outras varejistas, a rede sofreu com a alta repentina dos juros, após a pandemia. Em 2024, atravessou uma recuperação extrajudicial para alongar dívidas e reduzir custos financeiros.

Ao mesmo tempo, buscou reduzir estoques e voltou ao marketing tradicional, com campanhas como o “Dedicação total a você”, usada por décadas pela empresa. Lançou também a plataforma CasasBahia Ads, investiu no aplicativo e em novos formatos de lojas.

A conversão da dívida em ações é considerado mais um passo nessa recuperação. Segundo a varejista, o movimento fortalece sua estrutura de capital e representa um “passo estratégico” dentro do seu plano de transformação. “Isso deve contribuir para a redução relevante do custo financeiro, especialmente no atual cenário macroeconômico”, disse o presidente do Grupo Casas Bahia, Renato Franklin, ao Estadão/Broadcast.

A Mapa Capital comprou a dívida dos dois principais credores, Bradesco e Banco do Brasil, e conseguiu manter as linhas de crédito com os bancos, para conseguir ganhar fôlego e tentar voltar a crescer. A Mapa é especializada em assessoria financeira, reestruturação de dívidas, assessoria a fusões e aquisições e compra de participação em empresas, como na Plascar, fabricante de equipamentos plásticos para a indústria automobilística.

Com a transação, outros acionistas da Casas Bahia, grupo que inclui a família do fundador Samuel Klein, perderam participação. Como mostrou o Estadão/Broadcast, o acionista Michel Klein, dono de 3,8% do capital da empresa, teria a intenção de voltar ao conselho do grupo em 2026 e buscava apoio dos demais acionistas. A dúvida entre analistas é como a Mapa vai se relacionar com ele.

Procurada, a gestora não se pronunciou.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dia dos Pais: só três em cada dez pretendem comprar, e marcas reagem com descontos

Próxima Postagem

Magazine Luiza tem prejuízo de R$ 24,4 milhões no 2º trimestre

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Magazine Luiza: lucro líquido totaliza R$ 294,8 milhões no 4º trimestre

Magazine Luiza tem prejuízo de R$ 24,4 milhões no 2º trimestre

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile