Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

CNC diz que mais da metade das vendas no varejo brasileiro é de itens até US$ 50 e pede isenção

Segundo a entidade, porcentual representa aproximadamente R$ 1,5 trilhão das vendas líquidas mensais no varejo nacional

Redação de Redação
8 de agosto de 2023
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
52,4% do faturamento do varejo no Brasil corresponde a itens com preços de até R$ 250

Mais de metade do faturamento do varejo brasileiro, ou 52,4%, vem da venda de itens com preços finais de até US$ 50, ou cerca de R$ 250, de acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A CNC defende, assim, que as empresas brasileiras que compram produtos acabados de outros países também sejam isentas do Imposto de Importação, assim como as pessoas físicas.

A pesquisa, conduzida pela Diretoria de Economia e Inovação da CNC, envolveu a participação de 2.377 empresas de todos os segmentos do varejo, com o propósito de medir o impacto das vendas expostas ao que a confederação classifica como “competição desleal”. Os resultados foram encaminhados ao Ministério da Fazenda.

Segundo a CNC, esse porcentual representa aproximadamente R$ 1,5 trilhão das vendas líquidas mensais no varejo nacional. Além disso, de acordo com a entidade, considerando-se os produtos amplamente transacionados pelos sites internacionais, cerca de R$ 370 bilhões por mês em vendas sofrerão com a forte competição dos itens de pequeno valor sem impostos.

“Por conta do impacto negativo no comércio interno, é fundamental que as empresas brasileiras tipicamente importadoras de produtos acabados até US$ 50 tenham as mesmas premissas que as demais beneficiadas”, aponta o José Roberto Tadros, presidente do CNC.

Cosméticos e vestuário

O estudo identificou que 64% das farmácias, lojas de cosméticos e perfumaria têm a maior parte de suas vendas com valores inferiores a R$ 250, sendo, possivelmente, as mais afetadas. Elas são seguidas pelo setor de roupas e calçados, juntamente com os de artigos esportivos e culturais, com 51%. Os comércios de artigos de uso pessoal e doméstico, além do de eletroeletrônicos, informática, móveis e decorações, vêm logo em seguida, com 37%.

Ainda de acordo com a CNC, mais de R$ 369 bilhões das vendas mensais sofrerão com a competição dos importados de pequeno valor e poderão ser perdidas, considerando apenas os cinco segmentos mais prejudicados do varejo.

Isso representa R$ 4,5 trilhões de receitas líquidas dos estabelecimentos, o que equivale a 13,4% do faturamento anual do varejo brasileiro durante o período de um ano. Além disso, cerca de 1,4 milhão de pessoas estão empregadas diretamente nas atividades mais impactadas, o que corresponde a 18,6% dos postos de trabalho no setor varejista e 2,8% de todo o emprego no país.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Na CPI das Americanas, ex-diretor comparece com habeas corpus que garante silêncio

Próxima Postagem

Milon planeja investimento de R$ 3,5 milhões com novas franquias no Paraná

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Milon

Milon planeja investimento de R$ 3,5 milhões com novas franquias no Paraná

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile