Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

Uber emprega idosos na entrega de refeições no Japão

Redação de Redação
8 de julho de 2019
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

A estratégia do Uber Technologies para o Japão, onde motoristas não profissionais são proibidos de transportar passageiros, é tão única quanto o próprio país: vovós com tênis de corrida entregando lámen.

[the_ad id="138406"]

O presidente do Uber, Dara Khosrowshahi, esteve no país esta semana para enfatizar a importância do mercado, onde a empresa de São Francisco estabeleceu um negócio de entrega de alimentos em expansão, mas manteve o transporte de passageiros limitado ao serviço premium e parcerias com empresas de táxi. O Japão também é sede do maior acionista do Uber, o SoftBank Group, onde a empresa de transporte pretende aumentar a equipe no próximo ano.

“Os idosos estão se candidatando para trabalhar como entregadores do Eats”, disse Khosrowshahi. “O Eats tem sido um enorme sucesso no Japão. Vai ser uma introdução muito eficaz para a marca Uber.”

Expandir o Uber Eats pode ser a melhor oportunidade da empresa, por enquanto, para capturar receita na terceira maior economia do mundo. Mais de 10 mil restaurantes e 15 mil entregadores fazem parte de uma rede de distribuição que abrange 10 cidades japonesas, segundo o CEO. Com isso, o serviço está disponível para cerca de 15% da população em comparação com 70% nos EUA, com muito espaço para crescer, acrescentou.

Com uma taxa de desemprego de 2,4%, perto do nível mais baixo em 25 anos, o mercado de trabalho do Japão tem falta de mão de obra. A população está envelhecendo: fraldas para adultos vendem mais do que as de bebês. Idosos se interessam pela entrega de alimentos para encontrar empregos, além de receber refeições em casa.

Enquanto a maioria dos entregadores usa bicicleta ou patinetes, os idosos, com o objetivo de se exercitar, fazem as entregas a pé, disse Khosrowshahi. “Esta é uma área exclusiva para o Japão e estamos vendo se podemos expandir para o resto do mundo”, disse o CEO.

Para apoiar os negócios do Eats, bem como seus esforços iniciais para parcerias com empresas de táxi, o Uber planeja aumentar o quadro de funcionários com carteira assinada no Japão, atualmente com 100 pessoas, em mais de 30% em 2020, em áreas como gestão de contas, vendas e operações locais. Mesmo nesse ritmo, ainda é uma pequena proporção da força de trabalho global do Uber, de 22 mil pessoas.

Devido aos rígidos regulamentos do Japão, que proíbe a prestação de serviços de transporte por motoristas não profissionais, o Uber optou por trabalhar com os reguladores. Lançou um programa piloto em 2016 para oferecer passeios para idosos na pequena cidade costeira de Tangocho, onde os serviços de transporte público para uma população em envelhecimento são cada vez menores.

No ano passado, o Uber fechou parcerias com empresas de táxi locais. Agora, a companhia tem negócios com oito empresas de táxi em muitas cidades, incluindo destinos turísticos populares como Kyoto, Osaka e Hiroshima. A Sony, a startup Japan Taxi e chinesa Didi Chuxing estão entre as que lançaram aplicativos de táxi para concorrer nesse mercado. O Uber Black, o serviço premium da empresa, por enquanto, está disponível apenas em Tóquio.

“Vai levar tempo, mas gostamos do que vemos em termos de potencial do mercado”, disse Khosrowshahi. “As inovações que vamos fazer em táxi aqui vamos levar para o resto do mundo.”

Fonte: Bloomberg
* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Nova loja Amazon Go em grande formato deve agitar o varejo em Seattle

Próxima Postagem

Metaparcerias para além da imaginação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Metaparcerias para além da imaginação

Metaparcerias para além da imaginação

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.