Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Uber emprega idosos na entrega de refeições no Japão

Redação de Redação
8 de julho de 2019
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A estratégia do Uber Technologies para o Japão, onde motoristas não profissionais são proibidos de transportar passageiros, é tão única quanto o próprio país: vovós com tênis de corrida entregando lámen.

O presidente do Uber, Dara Khosrowshahi, esteve no país esta semana para enfatizar a importância do mercado, onde a empresa de São Francisco estabeleceu um negócio de entrega de alimentos em expansão, mas manteve o transporte de passageiros limitado ao serviço premium e parcerias com empresas de táxi. O Japão também é sede do maior acionista do Uber, o SoftBank Group, onde a empresa de transporte pretende aumentar a equipe no próximo ano.

“Os idosos estão se candidatando para trabalhar como entregadores do Eats”, disse Khosrowshahi. “O Eats tem sido um enorme sucesso no Japão. Vai ser uma introdução muito eficaz para a marca Uber.”

Expandir o Uber Eats pode ser a melhor oportunidade da empresa, por enquanto, para capturar receita na terceira maior economia do mundo. Mais de 10 mil restaurantes e 15 mil entregadores fazem parte de uma rede de distribuição que abrange 10 cidades japonesas, segundo o CEO. Com isso, o serviço está disponível para cerca de 15% da população em comparação com 70% nos EUA, com muito espaço para crescer, acrescentou.

Com uma taxa de desemprego de 2,4%, perto do nível mais baixo em 25 anos, o mercado de trabalho do Japão tem falta de mão de obra. A população está envelhecendo: fraldas para adultos vendem mais do que as de bebês. Idosos se interessam pela entrega de alimentos para encontrar empregos, além de receber refeições em casa.

Enquanto a maioria dos entregadores usa bicicleta ou patinetes, os idosos, com o objetivo de se exercitar, fazem as entregas a pé, disse Khosrowshahi. “Esta é uma área exclusiva para o Japão e estamos vendo se podemos expandir para o resto do mundo”, disse o CEO.

Para apoiar os negócios do Eats, bem como seus esforços iniciais para parcerias com empresas de táxi, o Uber planeja aumentar o quadro de funcionários com carteira assinada no Japão, atualmente com 100 pessoas, em mais de 30% em 2020, em áreas como gestão de contas, vendas e operações locais. Mesmo nesse ritmo, ainda é uma pequena proporção da força de trabalho global do Uber, de 22 mil pessoas.

Devido aos rígidos regulamentos do Japão, que proíbe a prestação de serviços de transporte por motoristas não profissionais, o Uber optou por trabalhar com os reguladores. Lançou um programa piloto em 2016 para oferecer passeios para idosos na pequena cidade costeira de Tangocho, onde os serviços de transporte público para uma população em envelhecimento são cada vez menores.

No ano passado, o Uber fechou parcerias com empresas de táxi locais. Agora, a companhia tem negócios com oito empresas de táxi em muitas cidades, incluindo destinos turísticos populares como Kyoto, Osaka e Hiroshima. A Sony, a startup Japan Taxi e chinesa Didi Chuxing estão entre as que lançaram aplicativos de táxi para concorrer nesse mercado. O Uber Black, o serviço premium da empresa, por enquanto, está disponível apenas em Tóquio.

“Vai levar tempo, mas gostamos do que vemos em termos de potencial do mercado”, disse Khosrowshahi. “As inovações que vamos fazer em táxi aqui vamos levar para o resto do mundo.”

Fonte: Bloomberg
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Nova loja Amazon Go em grande formato deve agitar o varejo em Seattle

Próxima Postagem

Metaparcerias para além da imaginação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Metaparcerias para além da imaginação

Metaparcerias para além da imaginação

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile