Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Pesquisa CREST®: Foodservice brasileiro segue tendência de crescimento

Redação de Redação
8 de julho de 2019
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Foodservice é um dos mercados de consumo mais relevantes do país com faturamento estimado em R$ 230 bilhões e mais de 14 bilhões de visitas aos restaurantes em 2018 no Brasil. O segmento é um dos que apresenta maior crescimento e já representa 34% dos gastos com alimentos dos lares brasileiros – e os restaurantes deram sinais de recuperação no primeiro trimestre.

De acordo com dados da pesquisa de monitoramento do foodservice brasileiro CREST®, realizada pela GS&NPD no Brasil, o gasto do consumidor brasileiro em alimentação fora do lar cresceu 5% na comparação com o mesmo período de 2018.

Esta recuperação, ainda que tímida, vem se mantendo desde o 3º trimestre de 2018, tendo sido mais forte neste trimestre do que nos anteriores. O ticket médio do setor cresceu 1%, o que demonstra que está controlado e contribui para um cenário mais otimista do que o observado no início do ano passado. Ele torna o ambiente mais favorável para o crescimento das visitas ao foodservice, que impulsionam o setor no período.

Fonte: Pesquisa CREST® 2019 | GS&NPD

O setor é um dos principais indicadores do estado da economia, já que depende de quatro variáveis econômicas: emprego, massa salarial, disponibilidade de renda (inflação) e confiança do consumidor.

Entre esses fatores, destaca-se o nível de emprego e, consequentemente, a taxa de desemprego. A maioria dos consumidores do foodservice se declara “ocupados” (81%) na pesquisa CREST®, indicando que aqueles que estão desempregados (7%) preferem economizar.

Consequentemente, a taxa de desemprego tem alta correlação com o desempenho do setor, de modo que à medida que a taxa de desemprego aumenta, o foodservice se retrai, e vice-versa. No primeiro trimestre de 2019, a retração de -3% na taxa de desemprego foi simultânea ao crescimento de +4% nas visitas do foodservice.

Este reaquecimento favoreceu especialmente as refeições realizadas em dias úteis, que são os principais momentos em que os trabalhadores estão fora de casa. Hoje, os dias úteis (segunda a sexta) representam 70% das refeições preparadas fora do lar, e cresceram 8% no primeiro trimestre, quando comparado ao mesmo período do ano anterior – significando um aumento de aproximadamente 3,5 bilhões de refeições somente nos dias da semana.

Fonte: Pesquisa CREST® 2019 | GS&NPD

Os dados indicam ainda que metade das visitas realizadas durante a semana se divide entre almoço ou lanche da tarde, ainda atestando a vocação de atender à pessoa que trabalha ou está fora de casa durante o dia.  Quase 50% destas visitas são individuais e/ou são realizadas fora do restaurante (pedidas via delivery ou refeições levadas “para viagem”).

Fonte: Pesquisa CREST® 2019 | GS&NPD

“O comportamento do consumidor, associado às principais variáveis econômicas, constitui hoje o principal termômetro para entender e se posicionar no foodservice brasileiro, um mercado jovem e em constante desenvolvimento”, afirma Volia Simões, gerente de Inteligência de Mercado do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

O Grupo GS& Gouvêa de Souza têm estudos que monitoram o Foodservice, tanto da perspectiva do comportamento do consumidor, quanto no comportamento de compra de restaurantes e transformadores, sendo líder em prover informações relevantes para o segmento. O estudo CREST® provém de um monitoramento online e contínuo com 72 mil respondentes ao ano que reportam todas as informações sobre as refeições realizadas fora de casa em um dia. São analisadas todas as regiões e classes sociais, projetados pela população brasileira, de modo a representar a totalidade do foodservice.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Varejista Cacau Show lança conta digital exclusiva para revendedores

Próxima Postagem

Nova loja Amazon Go em grande formato deve agitar o varejo em Seattle

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Nova loja Amazon Go em grande formato deve agitar o varejo em Seattle

Nova loja Amazon Go em grande formato deve agitar o varejo em Seattle

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile