Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Aço e alumínio exportados aos EUA em 2024 responderam a quase 40% de total vendido

As duas áreas somaram exportações de US$ 6,973 bilhões

Redação de Redação
8 de abril de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
aço alumínio

As exportações brasileiras de aço e alumínio aos Estados Unidos no ano passado foram responsáveis por 39,4% de tudo o que o Brasil vendeu desse segmento ao mundo em 2024. No setor automotivo, a participação dos embarques aos americanos foi menor, de 12,4%. Os números foram calculados a partir de levantamento divulgado nesta segunda-feira, 7, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) sobre os produtos da pauta exportadora que são afetados por uma tarifa de 25% imposta por Donald Trump. As duas áreas somaram exportações de US$ 6,973 bilhões aos Estados Unidos no ano passado.

A maior parte desse valor é do aço. O Brasil é um grande exportador do produto semiacabado aos americanos. Foram US$ 4,138 bilhões em 2024, de um total de US$ 7,642 bilhões em aço vendido ao mundo todo. O embarque de alumínio é menos significativo. Foram US$ 267 milhões no ano passado aos EUA, e US$ 1,587 bilhão para todos os países que compram o produto brasileiro. Nos demais produtos de aço e alumínio atingidos, foram US$ 881 milhões em 2024.

No que foi exportado de aço e alumínio neste ano, até março, a participação das vendas aos americanos é ainda maior que a do ano passado. Os embarques aos EUA foram responsáveis por 47,5% do que o Brasil exportou nos três primeiros meses de 2025.

Na semana passada, o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, avaliou que, ao não acumular sobre o aço a tarifa linear de 10% imposta pelo governo norte-americano ao Brasil, a indústria siderúrgica local tem condições de manter suas exportações aos Estados Unidos.

No caso do setor automotivo, o Brasil vende proporcionalmente poucos veículos aos americanos. No que foi exportado nesse segmento, a maior parte é de produtos da cadeia, como autopeças. Desse grupo, foram vendidos US$ 1,680 bilhão no ano passado, contra US$ 6,9 milhões em veículos exportados aos Estados Unidos.

Os dados foram levantados pela Secretaria de Comércio Exterior do Mdic, numa seleção de produtos gerada a partir da lista divulgada pelos Estados Unidos divulgada em 05 de março, no caso de aço e alumínio, e em 2 de abril para o setor automotivo.

“Ressaltamos, no entanto, que a lista divulgada pelos Estados Unidos apresenta um nível de complexidade elevado, e os códigos tarifários utilizados podem não ter equivalência exata com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Dessa forma, qualquer levantamento específico pode ter margens de imprecisão”, ressalvou o Mdic ao disponibilizar o levantamento.

As tarifas de 25% sobre o aço e alumínio estão valendo desde 12 de março. Já no caso do setor automotivo, a alíquota mais alta para carros passou a valer no último dia 3, e a expectativa é de que, sobre as peças, a sobretaxa entre em vigor no dia 3 de maio.

Com informações de Estadão Conteúdo (Amanda Pupo).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Temor de ingerência na Petrobras agrava perdas e estatal encolhe R$ 23 bilhões na Bolsa em 1 dia

Próxima Postagem

Musk diz que conselheiro da Casa Branca é ‘idiota’ e ‘burro’ após críticas à produção da Tesla

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Musk diz que conselheiro da Casa Branca é 'idiota' e 'burro' após críticas à produção da Tesla

Musk diz que conselheiro da Casa Branca é 'idiota' e 'burro' após críticas à produção da Tesla

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.