Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Perdas com catástrofes naturais devem superar US$ 100 bi pelo 4º ano seguido

As perdas seguradas no mundo este ano devem somar US$ 108 bilhões, uma queda de 23% em relação ao ano passado

Redação de Redação
7 de dezembro de 2023
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Perdas com catástrofes naturais devem superar US$ 100 bi pelo 4º ano seguido

As perdas seguradas causadas por catástrofes naturais devem superar a barreira dos US$ 100 bilhões (o equivalente a R$ 490 bilhões) no mundo em 2023, de acordo com estimativa do Swiss Re Institute. Será o quarto ano seguido em que eventos climáticos devem produzir perdas acima deste patamar.

Ao todo, as perdas seguradas no mundo este ano devem somar US$ 108 bilhões, uma queda de 23% em relação ao ano passado. As perdas causadas por catástrofes naturais devem somar US$ 100 bilhões, queda de 25% na mesma base de comparação.

Apesar de indicarem um arrefecimento, ambos os números estão acima da média histórica. Nos últimos dez anos, as perdas seguradas foram de US$ 99 bilhões por ano, enquanto as causadas por desastres naturais somaram US$ 89 bilhões.

O Swiss Re Institute afirma que os números deste ano devem ser impulsionados por uma série de eventos de média intensidade, mas de maior frequência, em especial nos Estados Unidos. Tempestades severas em solo americano já provocaram US$ 50 bilhões em perdas seguradas neste ano, e esse número ainda deve aumentar. Foram ao todo 18 eventos com perdas de US$ 1 bilhão ou mais.

Em todo o mundo, as perdas com tempestades severas devem chegar a US$ 60 bilhões neste ano, recorde histórico de acordo com o estudo. A média dos últimos cinco anos foi de US$ 32 bilhões, e a dos últimos dez anos, de US$ 27 bilhões.

“Para o setor de seguros, os eventos recentes dão padrões robustos para estimar as tendências maiores de perda”, afirma Balz Grollimund, chefe de perigos de catástrofe do Instituto. “Ainda assim, para progredir em um entendimento mais profundo, é importante conseguir melhores conclusões das seguradoras sobre as distribuições da exposição de seguros, e dados detalhados sobre as indenizações.”

O executivo diz ainda que os preços dos seguros têm de refletir de forma adequada as tendências de perdas. Com as mudanças climáticas tornando eventos catastróficos mais frequentes e severos, as seguradoras têm afirmado que os preços de alguns riscos devem aumentar.

“O efeito cumulado de eventos frequentes e de perda baixa, junto com o aumento nos preços do patrimônio e dos custos de reparo, têm um grande impacto sobre a rentabilidade de uma seguradora em um prazo mais longo”, afirma Jérôme Jean Haegeli, o economista-chefe do Grupo Swiss Re.

Ainda assim, o Instituto enxerga uma oportunidade para o setor. Segundo as estimativas, apenas 40% das perdas econômicas vistas neste ano, seja por catástrofes ou pela ação humana, devem ter cobertura securitária, o que indica espaço para que as empresas cresçam.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Google anuncia Gemini, novo software de IA que promete ser superior à tecnologia OpenAI

Próxima Postagem

Itaú reúne Madonna e Fernanda Montenegro em campanha de lançamento da nova marca

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Itaú reúne Madonna e Fernanda Montenegro em campanha de lançamento da nova marca

Itaú reúne Madonna e Fernanda Montenegro em campanha de lançamento da nova marca

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.