Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Mesmo com investimentos, Enel SP melhorou pouco no ranking de qualidade da Aneel

O grupo tem investido anualmente cerca de R$ 1,3 bilhão na concessionária que assumiu o controle da distribuidora

Redação de Redação
7 de novembro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Valor de R$ 1,017 bilhão é a indenização total prevista em ação contra a Enel SP, diz AGU

Comprada pelo grupo italiano Enel em meados de 2018, a distribuidora de energia elétrica que atende a região metropolitana de São Paulo (Enel SP) apresentou ao longo dos últimos anos uma ligeira melhora no ranking de continuidade do serviço, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No mais recente levantamento, divulgado no início deste ano com base em dados de 2022, a concessionária ficou na 19ª posição, ao lado da RGE Sul, que pertence à CPFL e atende uma parte do Rio Grande do Sul.

Ambas empresas apresentaram um indicador de “Desempenho Global de Continuidade” (DGC) de 0,79. O número consiste na média aritmética simples das razões entre os valores apurados e os limites anuais dos indicadores de Duração e Frequência das interrupções no fornecimento – tecnicamente conhecidos como DEC e FEC, respectivamente.

Nessa mais recente edição do ranking, estavam à frente da Enel São Paulo empresas como a Light, do Rio, as distribuidoras da Bahia (antiga Coelba) e de Pernambuco (ex-Celpe), além de várias empresas que atendem o Estado de São Paulo, incluindo Elektro, EDP São Paulo, CPFL Paulista e a CPFL Santa Cruz, que liderou a lista.

Em 2018, a Enel São Paulo ocupou o 25º lugar na lista, de um total de 29 posições entre as distribuidoras com mais de 400 mil consumidores, aponta o levantamento divulgado anualmente pela agência reguladora.

Conforme o mais recente relatório de desempenho divulgado pela Enel, no terceiro trimestre deste ano a concessionária paulista apresentou um índice de duração de interrupções (DEC) de 6,27 horas, no acumulado em 12 meses, enquanto a frequência das interrupções (FEC) foi de 3,34 vezes no mesmo período.

A empresa explicou que os indicadores recuaram 3,5% e 3,8%, respectivamente, “em decorrência da menor incidência de eventos climáticos quando comparado ao mesmo período do ano anterior”.

Com a ocorrência da última sexta-feira, 03, que deixou milhares de pessoas sem energia por mais de 24 horas e que tem previsão de normalização prevista apenas para esta terça-feira, os indicadores devem voltar a subir.

No consolidado de 2018, o DEC ficou em 7,18 horas, enquanto o FEC chegou a 4,39 vezes, quando registrou uma melhora expressiva em relação ao ano anterior, após implementar um plano de recuperação de indicadores de qualidade.

Segundo o diretor de Operações de Redes da Enel, Vincenzo Ruotolo, o grupo italiano tem investido anualmente cerca de R$ 1,3 bilhão na concessionária que assumiu o controle da distribuidora, com objetivo de melhorar a qualidade de atendimento, expandir a rede visando a conexão de novos clientes, e também modernização a infraestrutura.

“Tudo isso vai por dois caminhos: tem um caminho de digitalização e um caminho de automatização, dois principais pilares dos investimentos quando pensamos no gerenciamento total da aérea, é o que nos permitiu melhorar a qualidade dos serviços”, disse, durante coletiva de imprensa realizada no último sábado.

Com informações de Estadão Conteúdo (Wilian Miron e Luciana Collet)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

China surpreende missão brasileira com inovação acessível em escala massiva

Próxima Postagem

Sadia investe em inteligência artificial para oferecer receitas personalizadas no WhatsApp

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Sadia

Sadia investe em inteligência artificial para oferecer receitas personalizadas no WhatsApp

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.